Boi

JBS lança aplicativo de transporte de gado; conheça o Uboi

O pecuarista terá, na palma da mão, acesso à frota da empresa, que conta com quase 3.000 veículos, entre próprios e de parceiros, que rodam o país inteiro

jbs caminhão uboi
Caminhão do Uboi. Foto: JBS Transportadora/divulgação

A contratação de caminhões para transporte de gado ficou mais fácil do que nunca. A JBS Transportadora lançou nesta segunda-feira, 13, o aplicativo de celular Uboi. O pecuarista terá, na palma da mão, acesso à frota da empresa, que conta com quase 3.000 veículos, entre próprios e de parceiros, que rodam o país inteiro.

A princípio estará disponível para produtores de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Vale do Araguaia (MT). Nos próximos meses, o serviço também será disponibilizado para outras regiões do Brasil que contam com operações da JBS.

Os motoristas que prestam serviço para a JBS Transportadora poderão se cadastrar, gratuitamente, no APP. Na versão para os pecuaristas, a ferramenta disponibilizará dados como nome do motorista e a placa do caminhão. O aplicativo ainda permitirá o acompanhamento de todas as etapas do processo (carregamento, transporte e descarregamento dos animais), a consulta do histórico de transportes realizados e a possibilidade de avaliação sobre qualidade dos serviços oferecidos, entre outras funcionalidades.

Em nota, a empresa afirma que, com a tecnologia, os pecuaristas terão a garantia de que o gado será transportado seguindo premissas internacionais de bem-estar animal. “O compromisso da companhia com o tema reforça a importância do manejo correto de bovinos, contribuindo com a redução de acidentes e minimizando fatores de estresse para animais e profissionais envolvidos no processo”, afirma.

“O Uboi chega para revolucionar o transporte de gado no Brasil. Essa inovação vai contribuir com o desenvolvimento do setor de maneira geral, à medida que auxilia a ampliação da capacidade produtiva do Brasil, simplificando e facilitando o transporte de gado entre propriedades rurais”, explica Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora.

A empresa conta com uma frota nova de carretas três eixos com elevador, carreta dois eixos de dois andares, carreta dois eixos baixa e carreta boiadeira Romeu e Julieta, além de motoristas treinados, central de monitoramento 24 horas, representante Uboi exclusivo em cada filial, telemetria embarcada com monitoramento em tempo real, certificação de bem-estar animal e opção de seguro de carga.

Investimento em comunicação

O aplicativo Uboi foi criado a partir de uma constatação que fica cada vez mais clara, segundo a JBS: a tecnologia no campo é um processo que veio para ficar. Hoje, no Brasil, aproximadamente 80% das fazendas de gado são gerenciadas pelos próprios donos e descendentes, e mesmo nas fazendas de menor porte o acesso à internet está consolidado. Segundo dados, 91% das propriedades têm acesso a internet 3G ou melhor; 60% utilizam a web como fonte de informação e 98% utilizam o aplicativo WhatsApp, ou seja, têm acesso facilitado a smartphones. “Trata-se de um público amplo e que pode ter a rotina muito facilitada por novas tecnologias”, diz.

É justamente para esse público que o aplicativo Uboi foi desenvolvido. O foco da nova ferramenta é oferecer uma opção segura e com máxima comodidade para a contratação do transporte de animais. Para garantir que a nova tecnologia esteja à disposição do maior número possível de pecuaristas, a JBS também vai investir em uma ampla campanha de comunicação, buscando conscientizar os proprietários de fazendas sobre as vantagens e facilidades oferecidas pelo aplicativo.