Boi

Vídeo triste: raio mata 35 bezerros e 1 boi gordo em Rondônia

Temporal atingiu o município de Cacaulândia no início da noite de sábado e causou prejuízo de R$ 100 mil a um dos produtores locais

O forte temporal que atingiu o município de Cacaulândia (RO), no sábado, 9, fez estrago. A chuva veio acompanhada por raios e uma das descargas elétricas acabou caindo na propriedade de Marcos Muniz, matando 36 cabeças de gado, sendo 35 bezerros e 1 boi gordo.

Segundo o produtor, os animais estavam embaixo de uma árvore que fica próxima à cerca de arame quando foram atingidos, na tarde do sábado. O gado foi encontrado na manhã do domingo, 10.

Em vídeo que chegou ao Canal Rural em grupos de mensagem de produtores, o proprietário registra as mortes na manhã seguinte. Enquanto caminha entre os corpos dos animais, Muniz conta que “a gadaiada” estava toda em um canto na propriedade.

Com predominância nelore no rebanho, a estimativa é de que as perdas representem prejuízo de R$ 100 mil ao produtor.

O que fazer com o gado morto pelo raio?

Diante do prejuízo, uma questão que surge é se o produtor rural pode aproveitar a carne de animais mortos por raios. De acordo com o Ministério da Agricultura, a resposta é não.

De acordo com instrução normativa do governo, o produto do processamento de exemplares mortos na propriedade rural não podem ser destinados ao consumo humano nem animal. Essa carne não pode ser ingerida, sob risco de provocar sérios problemas de saúde.

Como aconteceu neste caso em Cacaulândia (RO), é comum que o gado morto em decorrência de raio ou de frio foque por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.

A orientação do Ministério da Agricultura é que as carcaças dos animais devem ser queimadas e enterradas, fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.