Pecuária

Dia do Veterinário: entenda a importância desse profissional para os cavalos campeões

Segundo profissional da área, é preciso se antecipar a possíveis problemas de saúde dos animais, porque há pouca margem para erro

O cavalo Santa Alice Nublado II venceu o Freio de Ouro de 2019 na categoria machos, montado pelo ginete Fernando Andrighetti. Mas um outro profissional também foi fundamental para desempenho do animal, o médico-veterinário Fernando Gonzales, que acompanhou o campeão de perto durante toda a temporada.

médico-veterinário Fernando Gonzales e equipe do Santa Alice Nublado
Equipe do cavalo Santa Alice Nublado II, no Freio de Ouro 2019. O médico-veterinário Fernando Gonzales é o terceiro da direita para a esquerda. Foto: arquivo pessoal

Filho de um professor universitário de Veterinária, Gonzales teve contato com a profissão e com animais desde cedo. Apesar de gostar de cavalos, ele tinha receio de não conseguir atuar como clínico porque é um mercado competitivo. “Depois da faculdade, trabalhei dois anos como ferrador até conseguir ter reconhecimento como veterinário e embalar como clínico”, diz.

Gonzales afirma que um médico-veterinário que queira atuar com equinos precisa ser um “resolvedor de problemas”. “Se não, ele não é absorvido pelo mercado. Não dá para errar! As pessoas acham que o cavalo é um animal forte, mas ele é um animal sensível. É uma profissão que permite poucos erros”, afirma.

Para dar conta de todas as exigências do segmento, o profissional diz que apenas a faculdade não basta, já que formaria veterinários mais generalistas. “É só uma fase da formação. O curso de especialização é fundamental para ter sucesso na profissão”, diz.

O trabalho

Apesar de lidar com cavalos de competição, Gonzales destaca que os animais exigem um cuidado bastante parecido com os que não têm performance de atleta. “É uma rotina de acompanhamento prévio. A cada 15 dias preciso ter contato com o cavalo e mantenho trato diário com o ginete para saber em que estágio o animal está. A prova é uma consequência do trabalho”, relata.

O segredo da atuação de um médico-veterinário, segundo ele, é ter sensibilidade para se antecipar a problemas. “Não esperar para agir após uma lesão”, frisa. Para isso, o profissional se utiliza de diversas técnicas e exames, como ultrassom, raio-x e hemograma.

De acordo com Gonzales, o ponto mais alto de um profissional dessa área é atingido quando o veterinário obtém resultados como o que ele teve com Santa Alice Nublado II. “Com a experiência que desenvolvi nesses anos, nenhuma intervenção foi necessária. Antecipamos todos os problemas. O animal está com 100% de saúde, com todas as condições de correr. Esse é o auge da minha profissão”, conta, orgulhoso.