Pecuária

Funcionários da BRF em Concórdia (SC) voltam ao trabalho

Por determinação da Vigilância Sanitária do estado, a empresa realizou testes em 100% dos funcionários, que foi concluída no domingo, 24

Foto: ANPr/Sindiavipar

A BRF informou que nesta semana 93,4% dos funcionários e terceirizados da unidade de Concórdia (SC) voltaram ao trabalho após testarem negativo para a Covid-19. Por determinação da Vigilância Sanitária do estado, a empresa realizou testes em 100% dos funcionários, que foi concluída no domingo, 24.

De acordo com a empresa, os 6,6% dos trabalhadores que tiveram resultado positivo para coronavírus foram afastados preventivamente. Além disso, eles foram submetidos ao teste RT-PCR, que tem por objetivo confirmar com mais assertividade o resultado.

“A companhia irá receber os resultados do RT-PCR nos próximos dias. Vale ressaltar que nos procedimentos que estão sendo realizados em outras plantas da BRF, o RT-PCR tem confirmado apenas entre 10% e 18% dos casos apontados como positivos nos testes rápidos”, disse em nota.

A empresa afirma ainda que os resultados positivos dos testes rápidos não indicam, necessariamente, que as pessoas tenham ou tiveram Covid-19.

“É importante salientar que os resultados positivos dos testes rápidos podem indicar presença de anticorpos (pessoas recuperadas), presença do vírus (mesmo em casos assintomáticos) ou falsos positivos, que podem surgir por reação cruzada com anticorpos de outros microrganismos (como parainfluenza, influenza A, influenza B, HIV, vírus da varicela, citomegalovírus, vírus do sarampo e da caxumba, entre outros)”.

De acordo com protocolo da empresa, os funcionários que apresentam e informam sintomas são afastados imediatamente de suas atividades.