Pecuária

Giro do Boi: Quanto custa em média um touro nelore pintado e o bezerro F1?

Essa dúvida de um criador de Minas Gerais foi respondida por um zootecnicsta no programa Giro do Boi; veja as dicas

Giro do boi pintado
Foto: Giro do Boi

Pecuarista de primeira viagem, Leonardo Campos enviou sua dúvida sobre cruzamento de gado de corte ao Giro do Boi. O criador de Abaeté (MG) escreveu: “Estou me aventurando no ramo agora e não tenho experiência. Estou contando com o auxílio de amigos e tenho 22 novilhas Nelore. Pesquisando no site do Giro do Boi e fiquei muito interessado em adquirir um touro Nelore pintado de preto para colocar com as novilhas na época delas. Gostaria de umas orientações. Qual o valor do reprodutor? E o valor de revenda dos bezerros? É um gado bom para manejo?”, disse em sua mensagem.

Foi Ricardo Abreu, zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, quem atendeu o produtor. Abreu aprovou a escolha de Campos, que, segundo o especialista, ocorre em um momento oportuno. Ele aprovou a escolha do Nelore Pintado, mas ponderou que o criador não deve olhar somente a beleza visual do touro, mas sim suas características como reprodutor, tais quais avaliações genéticas.

Na sequência, o zootecnista convidado Ricardo Abreu revelou o valor médio tanto dos reprodutores como dos bezerros para a revenda. “Então o mercado está ativo, é importante pegar essa referência para investir mais na atividade porque, com certeza, você vai estar formando um plantel de qualidade e vai ter rentabilidade no seu negócio”, confirmou.

Confira este conteúdo completo no site do Giro do Boi!