Pecuária

Gripe aviária: Chile abate quase 40 mil animais

Medida foi adotada após propagação da doença no país

Quase 40 mil aves em fase de reprodução foram abatidas no Chile, devido à propagação da gripe aviária, detectada em uma fazenda na região de O’Higgins. A informação é do Serviço Agropecuário (SAG) do país sul-americano.

+ Prestação de serviços: leia as últimas notícias sobre gripe aviária no site do Canal Rural

Os abates das aves ocorreram acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), segundo as autoridades locais. Apesar disso, o SAG indica que foi um surto bastante limitado. Assim, o órgão chileno afirma que há necessidade de alarmar a população.

Ainda dessa forma, o SAG lembrou que o risco de contágio pelo vírus da gripe aviária é apenas para os trabalhadores expostos a secreções de aves infectadas. Nesse sentido, o serviço reforçou que, até o momento, não houve transmissão entre humanos no Chile.

Por fim, o órgão destacou que a gripe aviária não é uma doença que se transmita por meio da ingestão de alimentos. Por isso, ressalta o SAG, é seguro consumir derivados de aves de distribuidores formais e com resolução sanitária.

Gripe aviária faz Chile suspender exportações

criação de frangos
Foto: Agência Brasil

Dessa forma, diante de surtos de gripe aviária, as exportações de carne de frango estão suspensas pelo Chile desde o início desta semana. Segundo o governo local, 12 regiões chilenas têm ocorrências da doença, que já afetou 27 espécies de aves no país.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.