Pecuária

Jejum pré-abate pode ajudar a combater contaminação em aves

Além disso, minimiza o desperdício de ração não digerida pelos animais

Vários fatores podem impactar a qualidade da carcaça na produção de frangos. Entre eles, está o manejo pré-abate, com a implementação de um programa de retirada de ração pré-abate para reduzir perdas, melhorar os rendimentos e obter produtos de alta qualidade. Tudo isso através do jejum pré-abate.

O principal objetivo do jejum é diminuir a probabilidade de contaminação fecal e biliar das carcaças durante a evisceração. Além disso, minimiza o desperdício de ração não digerida pelos animais.

No 23º Simpósio Brasil Sul de Avicultura, realizado no início deste mês, o médico veterinário Éder Barbon ministrou uma palestra sobre o tema “Jejum X Contaminações”.

O assunto é de extrema importância para a indústria avícola, já que o jejum pré-abate é uma medida que visa diminuir a probabilidade de contaminação fecal e biliar das carcaças durante a evisceração.

Importância do jejum

Durante a palestra, Barbon destacou a importância do conforto térmico, da movimentação, do consumo de água e da luminosidade para um jejum bem realizado. Segundo ele, seis horas antes da hora marcada para o abate, o fornecimento de ração deve ser suspenso para limpar o trato gastrointestinal dos frangos e evitar riscos de contaminação.

“As perdas em carcaça em virtude das contaminações, sejam fecais, biliares ou até mesmo por ração, refletem diretamente no rendimento da planta. Isto pode provocar, inclusive, perda de qualidade da carne. Por isso, é fundamental conscientizar técnicos e integrados sobre a importância do jejum pré-abate,” conta.

Barbon ressaltou que a hidratação das aves nesse processo é de extrema importância, bem como a uniformização do jejum pré-abate. A atenção ao consumo de água também é fundamental e deve ser estimulada, principalmente durante o inverno, quando as aves tendem a ingerir menos água.

O Simpósio Brasil Sul de Avicultura é um dos principais eventos do setor avícola no país. O evento reúne especialistas, pesquisadores, técnicos e produtores para discutir as principais tendências e desafios do segmento.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.