Leite

Aquisição de leite tem alta de 2,6% entre julho e setembro, diz IBGE

O resultado representa um aumento de 10,7% em comparação com o segundo trimestre de 2020, sendo o maior volume registrado desde 1997

A aquisição de leite cru foi recorde no terceiro trimestre, com 6,45 bilhões de litros coletados. Só em agosto foram captados 2,18 bilhões de litros de leite. O resultado representa um aumento de 2,6% em relação ao 3° trimestre de 2019, e alta de 10,7% em comparação com o segundo trimestre de 2020. É o maior volume desde 1997, início da série histórica. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

galão de leite
Foto: Ministério da Agricultura

“Isso mostra uma recuperação do período do isolamento social, quando a alimentação fora do domicílio ficou restrita devido a Covid-19. O consumo de queijo e outros laticínios, que ajudam a movimentar esse mercado, está muito relacionado à alimentação fora de casa”, afirmou Bernardo Viscardi, supervisor das pesquisas de produção pecuária.

Os curtumes, por outro lado, declararam ter recebido 8,19 milhões de peças de couro bovino, uma redução de 4,6% em relação ao adquirido no terceiro trimestre de 2019 e alta de 11,9% frente ao 2° trimestre de 2020. O mês de maior aquisição foi julho, quando foram registradas 2,84 milhões de peças.

É importante ressaltar que a Pesquisa Trimestral do Couro investiga apenas os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano. “O desempenho do couro acompanha o abate de bovinos. O isolamento social afetou muito a exportação couro, que ainda vinha enfrentando uma desvalorização por conta da concorrência com a fibra sintética”, encerra o analista.