Pecuária

Morre Pedro Monteiro Lopes, expoente na criação da raça braford

Diretor do grupo Pitangueira, liderou o Ranking Brasileiro de Criadores de Braford por 10 anos consecutivos; Monteiro Lopes também foi um dos fundadores da Federarroz

Pedro Monteiro Lopes

Morreu nesta quarta-feira, 23, na cidade de Porto Alegre o pecuarista Pedro Monteiro Lopes. Técnico agrícola e advogado por formação, ele foi vice-presidente de Promoção das raças Hereford e Braford (2015-2018), sócio-criador e membro titular do Conselho Consultivo da entidade.

Diretor do grupo Pitangueira, localizado em Itaqui (RS), era apontado pelo setor como referência na criação da raça braford, onde liderou o Ranking Brasileiro de Criadores de Braford por 10 anos consecutivos, consolidando seu trabalho de seleção e aprimoramento da raça. Monteiro Lopes também marcou história como sendo um dos fundadores da Federação dos Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz).

A Associação Brasileira de Hereford e Braford  publicou uma nota de pesar. “Com os sentimentos de solidariedade à família, toda a diretoria da ABHB e associados estão em luto e oram para que amigos, parentes e familiares sejam confortados neste momento de dor”, disse o comunicado.

O velório, segundo a entidade, será realizado nesta quinta, 24, a partir das 8 horas, em Itaqui (RS). A causa da morte não foi informada.