Pecuária

Pesquisador da Embrapa dá dicas para economia de água na pecuária

Júlio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, diz que o investimento em cisternas para captação de água da chuva é uma solução rentável

O uso correto da água pode ser uma solução positiva para o produtor, principalmente em períodos de escassez hídrica. Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Júlio Palhares, a captação de água da chuva pode ser uma solução eficiente e rentável em momento de seca.

“A partir do momento em que o produtor consegue coletar e armazenar essa água em cisternas, isso pode ser feito na maioria das propriedades. Além disso, grande parte das fazendas pecuárias contam com telhados, que vão servir como superfície de captação para essa água da chuva”, diz.

Segundo o pesquisador, o ideal é que os produtores já tenham construído suas cisternas no início do período chuvoso, para melhor aproveitamento a partir do ano que vem.

“Quanto antes o produtor investir nesse sistema de captação, maior conforto hídrico ele vai ter quando chegar a época de seca. Dependendo do tamanho da cisterna, ele vai poder enfrentar o tempo seco sem grandes problemas”, ressalta.