Pecuária

RS: fiscalização fecha abatedouro clandestino na cidade de Bossoroca

Segundo a secretaria,  o local funcionava em péssimas condições de higiene, abatendo e colocando a carne sem qualquer inspeção no comércio da cidade

apreensao Bossoroca
Foto: Franciele Menna Barreto

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul apreendeu na última sexta, 10, duas toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo em um abatedouro clandestino de Bossoroca.

Equipe da Regional de São Luiz Gonzaga, composta por médicos veterinários e técnico agrícola, contou com o apoio da Brigada Militar na ação em que foi descoberto o abatedouro clandestino. Segundo a secretaria,  o local funcionava em péssimas condições de higiene, abatendo e colocando a carne sem qualquer inspeção no comércio da cidade, pondo em risco a saúde da população. A carne apreendida foi inutilizada.

“Devemos, como equipe técnica da Secretaria da Agricultura, zelar pela saúde pública, trabalhando para evitar e inibir essa prática. Além de colocar em risco a saúde humana, abates clandestinos são um importante fator de fomento à prática do abigeato (roubo de animais)”, destaca a supervisora da regional, Franciele Menna Barreto. A fiscal ressalta, ainda, que o trabalho de conscientização da população para o risco de consumir esse tipo de produto é uma preocupação constante da regional.

apreensão Bossoroca
Foto: Franciele Menna Barreto