Saiba os cuidados para o produtor tomar na maternidade dos leitões

No quadro Ourofino na Granja, o médico veterinário Jader Broca falou sobre qual a temperatura ideal da matriz e também dos leitões

Durante a fase de maternidade, é possível que ocorra a mortalidade de leitões produzidos pelas matrizes hiperprolíficas. O suíno recém-nascido tem um sistema imunológico mais frágil, precisando de 3 a 4 semanas para se desenvolver. Por isso o leitão é suscetível a diversas causas de mortalidade, o que cria a necessidade do produtor tomar certos cuidados no manejo.

Dicas

Em um primeiro momento, o suinocultor deve garantir que os leitões ingiram a quantidade necessária de colostro para seu desenvolvimento. Ele é o primeiro alimento dos suínos recém-nascidos, rico em nutrientes e com substâncias que fortalecem a imunidade dos animais. Caso os suínos não ingerirem todo o colostro necessário, será um fator que pode causar a mortalidade dos leitões.

“Os anticorpos que o leitão vai estar ingerindo no colostro também traz muita proteína, carboidrato, isso auxilia o metabolismo fisiológico e ainda garante a sobrevivência desse leitão”, diz Jader Broca, médico veterinário.

Temperatura

O leitão nasce fisicamente pronto para sobreviver ao meio ambiente, porém fisiologicamente imaturo e, devido ao sistema de termorregulação e imunitário pouco desenvolvido de leitões recém-nascidos, quando submetidos à baixa temperatura ambiental, reduzem sua atividade motora e a ingestão de colostro, aumentando a incidência de doenças, o número de leitões esmagados pela fêmea e a taxa de refugos na desmama.

“A temperatura da matriz deve ser de 15 a 22 graus e o leitão de 32 a 34 graus, assim todo o potencial do leite consegue ser explorado”, destaca Broca.

Outras causas da mortalidade dos leitões podem ser: esmagamento, anemias, hérnias, hemorragia, splay leg (síndrome das pernas abertas), acidentes, dermatites, artrites, doença do edema, baixo peso ao nascer, diarreias, hipotermia, entre outras causas.

Cuidados

Os principais cuidados que o produtor deve ter com o leitão ao nascer são limpar e enxugar os animais, higienizar e amarrar o cordão umbilical para que não ocorram infecções, auxiliá-los na ingestão do colostro, fornecer suplemento de ferro preventivo à anemia, desgastar dentes, auxiliar o leitão no uso do abrigo escamoteador, o qual deve estar limpo, seco e com temperatura controlada entre 28ºC e 30ºC.