Pecuária

Você viu? Embrapa inventa roçadeira química que controla gramíneas

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre pecuária. Confira abaixo, essa e outras matérias mais acessadas no portal do Canal Rural

Roçadeira química aplica herbicida, como glifosato, somente nas gramíneas mais altas do pasto, que podem ser separadas pelo pastejo seletivo natural do gado.

Essa foi a notícia mais lida sobre pecuária no portal do Canal Rural. Confira abaixo essa e outras matérias mais acessadas da semana.

5º Prova de fogo do Brahman brasileiro descobre novos talentos da raça e já projeta 2ª edição

Nesta semana, o doutor em zootecnia William Koury Filho, diretor da BrasilcomZ, falou ao Giro do Boi a respeito do primeiro Simpósio Internacional do Brahman. Primordialmente, o evento marcou o fim 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman / Boi com Bula (BBB), que se encerrou em dezembro de 2021. Saiba mais.

4º Morre Daniel Anzanello, criador de cavalos crioulos e ex-presidente da ABCCC

Faleceu na noite desta segunda-feira (24) Daniel Anzanello, ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Fundador da Cabanha Santa Edwiges, no município de São Lourenço do Sul (RS), ele é considerado um dos mais importantes criadores da raça crioula, com mais de 40 anos de envolvimento na atividade. Leia mais.

3º Embrapa e Mapa: frigoríficos testam novos procedimentos para abate de frangos

carnes, carne de frango
Foto: Paola Cuenca/Canal Rural

Durante três semanas, frigoríficos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul que abatem frangos de corte atuaram como pilotos para validar procedimentos de modernização do Sistema de Inspeção Federal (SIF). Os testes fazem parte da etapa final do projeto que visa à atualização do SIF para identificação e controle mais eficazes de riscos de contaminação da carne de frangos por microrganismos na avicultura industrial. O trabalho é coordenado pela Embrapa Suínos e Aves e pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a colaboração de especialistas de universidades públicas. Entenda.

2º Aprenda a fazer a castração de bezerros com dois métodos diferentes

bezerro
Foto: Josimar Nascimento/ Embrapa Gado de Corte

Em vídeo que foi ao ar no Giro do Boi, o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro mostrou na prática como é feita a castração de bezerros. Conforme destacou o especialista, o manejo pode ser feito com a borrachinha ou no método tradicional, no canivete. Assista.

1º Embrapa inventa roçadeira química que controla gramíneas invasoras de pasto

O produto não chega a ser uma novidade, mas ajuda a resolver um problema que ainda afeta boa parte dos pecuaristas brasileiros. A invasão de pastagens por gramíneas, como o Capim Annoni, sobretudo na Região Sul. Confira.