Pecuária

Webinar Fazu vai falar de avaliação visual e pastagens; participe!

Em videoaula com professores da Fazu, de Uberaba, você irá conhecer um pouco mais sobre como o manejo adequado pode significar oportunidades de bons negócios

ABC Cerrado, pastagens
Anote na sua agenda a data do novo webinar da Fazu. Foto: Giro do Boi. Foto: Giro do Boi/reprodução

Que tal aprender ainda mais sobre pecuária sem sair de casa? É com essa proposta que o Canal Rural vai apresentar na terça-feira, 17, no segundo webinar, em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Durante 1h40, dois professores especializados em pecuária vão ministrar duas aulas gratuitas sobre pastagem e reprodução animal. Veja o que será ensinado:

Como escolher reprodutores por meio da avaliação visual

A partir das 20h, a professora Camila de Moraes Raymundo vai dar uma videoaula sobre a escolha de reprodutores para o rebanho por meio de avaliação visual. A especialista vai explicar como funciona o método Epmuras, que é um sistema de avaliação bovino onde se faz um retrato falado do animal com qual se identificam biótipos mais eficientes e reprodutivos para cada sistema de produção.

Daí a sigla Epmuras: estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A), características sexuais (S).

Veja ainda quais são as características relevantes para a escolha do reprodutor e a importância desse método com as características que não são contempladas nas avaliações genéticas.

Controle biológico de cigarrinha das pastagens

A segunda videoaula será com o professor doutor Luan Alberto Odorizzi dos Santos, que vai abordar a questão das pastagens degradadas e explicar detalhadamente como age a praga da cigarrinha.

Para evitar a incidência deste inseto, é preciso entender quais épocas eles costumam se propagar mais, quais condições climatológicas e quando ele costuma atacar. Sabendo de tudo isso, o professor Luan vai explicar como funciona o controle biológico e a importância do manejo integrado para o controle da praga, que pode gerar custos elevados para o pecuarista.

Conheça os professores

Profª MSc. Camila de Moraes Raymundo

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2008) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2010). Tem pós-graduação em Produção Animal na University of Wyoming (2011). Atualmente é Professora de Reprodução Animal, Melhoramento Animal, Projeto Integrador-I e Biotécnicas Reprodutivas, Coordenadora do curso de Pós-graduação “lato sensu” em Melhoramento Genético de Bovinos, além de responsável pelo setor de equideocultura na mesma Instituição. Suas áreas de interesse englobam nutrição e reprodução equina, nutrição, reprodução e melhoramento genético bovino.

Prof: Luan Alberto Odorizzi dos Santos

Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel (UENP/CLM) (2011).

Mestre (2013) e doutor (2017) em agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp/Jaboticabal). Também é Doutor (2017) pela Universitè dAvignon et Pays du Vaucluse (França). Atualmente é Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).  Atua na área de Controle Biológico de Pragas, Manejo Integrado de Pragas e Ecologia dos insetos.

Como participar?

Ficou interessado em saber tudo isso e muito mais sobre pecuária? Então se inscreva  e participe gratuitamente do webinar.

Webinar de pecuária
Data: terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Horário: 20h
Local: site do Canal Rural