Pesquisa revela que 69% das estradas brasileiras estão em más condições

Região Norte apresentou o pior resultado em levantamento da CNTA maior parte das rodovias brasileiras está em más condições de tráfego, segundo pesquisa divulgada nesta quarta, dia 28, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A 13ª Edição da Pesquisa Rodoviária avaliou 89.552 quilômetros que correspondem à soma da extensão de toda malha rodoviária pavimentada federal com alguns trechos das estaduais. Quinze equipes percorreram as estradas brasileiras durante 45 dias (entre junho e julho), analisando o estado de conservação e a infraestrutura de apoio

Segundo o levantamento, 69% das estradas são ruins, e 31% estão em boas condições. A região Norte apresentou o pior resultado nas condições do pavimento. Centro-Oeste e Nordeste também estão em condições deficientes.

 As atuais condições desfavoráveis das rodovias do país geram efeitos negativos sobre a população, o setor produtivo e, mais diretamente, sobre o setor transportador. Quanto pior a qualidade da rodovia, menor será a velocidade de tráfego e maior será a demora para a entrega de cargas.

Estima-se que o custo de operação dos veículos de carga no país é 28% maior que seria se todas as rodovias apresentassem um pavimento de ótima qualidade. O custo operacional na região Norte é 40% maior, no Nordeste 33% maior e no Centro-Oeste é 31,7% maior. Confira os índices:

Classificação das rodovias:
– 45% regular (40.335 km)
– 17,5% bom (15.660 km)
– 16,9% ruim (15.150 km)
– 13,5% ótimo (12.053 km)
– 7,1% péssimo (6.354 km)

Pavimento: (condições, velocidade, pavimento do acostamento)
– 40,1% regular
– 38,5% ótimo
– 10,2% ruim
– 7,3% bom
– 3,9% péssimo

* 54,2% estão em condições deficientes.

Sinalização: (faixas, placas, visibilidade das placas, legibilidade)
– 39,9% regular
– 19,6% ótimo
– 16,5% bom
– 12% ruim
– 12% péssimo

* 63,9% estão situação deficiente em relação à sinalização.

Geometria (tipo da rodovia, perfil, faixa adicional de subida, obras de arte, curvas perigosas, acostamento):
– 29,9% péssimo
– 28,1% regular
– 20,9% ruim
– 16,3% bom
– 4,8% ótimo

Condições da superfície do pavimento:
– Totalmente perfeita: 43,9%
– Desgastada: 33,1%
– Com trinca, remendos: 17,8%
– Com afundações, buracos, ondulações: 4,6%
– Totalmente destruída: 1,1%

Placas de limite de velocidade:
– Presente: 70,2%
– Ausente: 29,8%

Visibilidade das placas:
– Inexistência de mato cobrindo as placas: 73,4%
– Algum mato cobrindo as placas: 8,1%
– Mato cobrindo totalmente: 13,1%
– Inexistência de placas: 5,5%

Dispositivos de proteção contínua (defensas metálicas/barreiras de concreto):
– Presente quando necessário em todo percurso: 10,1%
– Presente quando necessário, mas em parte do percurso: 11,4%
– Ausente, mas necessário em todo o percurso: 29,1%
– Ausente e não necessário: 49,3%

Tipos de rodovia:
– pista dupla com canteiro central: 7,7%
– pista dupla com barreira central: 2,4%
– pista dupla com faixa central: 0,7%
– pista simples de mão única: 0,2%
– pista simples de mão-dupla: 88,9%