Diversos

Irrigador solar da Embrapa: pesquisador faz melhorias para aumentar durabilidade

Tecnologia de baixo custo desenvolvida pela Embrapa Instrumentação é destinada a pequenos produtores rurais e jardinagem

pesquisador irrigador solar
Foto: Paloma Bazan/Embrapa

O pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, da Embrapa Instrumentação, após desenvolver o irrigador solar há seis anos, continua implementando melhorias no aparelho destinado à irrigação por gotejamento. As melhorias pretendem proporcionar maior durabilidade aos acessórios do equipamento.

Entre as alterações, há um material utilizado para vedação da garrafa de vidro que, acoplada ao aparelho, é aquecida pela luz do sol. Com o calor gerado, empurra a água contida em seu interior para a mangueira destinada ao gotejamento. “Substituímos o material anterior por manta de silicone, mais elástica e resistente”, conta o pesquisador.

Outra mudança realizada por ele é a troca da mangueira responsável por levar a água do equipamento para o distribuidor, na parte externa. A nova mangueira, de cor leitosa, apresenta características especiais.

“É uma mangueira com alta resistência térmica, baixa viscosidade, capacidade de vedação e facilidade para flexionar. A função dessa peça é fundamental para o funcionamento do aparelho, por ficar exposta à luz solar. Ela é também a que faz a conexão com a mangueira de silicone, outra novidade da tecnologia, localizada internamente no Irrigador Solar”, esclarece Melo

O pesquisador mostrou três versões da tecnologia, uma que segue o conceito “faça você mesmo”, que caracterizou os primeiros modelos, a comercial e o exemplar acadêmico, destinado à demonstração para o público estudantil.

Além das substituições realizadas, a versão comercial também ganhou novas cores, uma camuflagem verde para que o aparelho possa se integrar à paisagem do jardim. “Pensei numa versão, com design mais funcional e prático, similar a uma peça de decoração que pudesse compor o jardim, mas com o papel de não só enfeitar, mas principalmente o de irrigar as plantas”, diz o inventor da tecnologia.

Segundo Melo, o irrigador solar continua com as mesmas funcionalidades e princípio de funcionamento de versões anteriores. ”O ar se expande quando aquecido, como se fosse uma bomba que pressiona a água para a irrigação”, explica o físico.

Destinado a pequenos produtores e jardineiros, o irrigador solar é um sistema automático sem fotocélulas, que não demanda eletricidade, porque depende apenas da luz solar para funcionar. A operação por gotejamento promove economia de água e, assim, evita o desperdício do recurso natural. Um guia rápido sobre a montagem do irrigador, produzido pelo próprio pesquisador, está disponível no canal da Embrapa no YouTube.