Petrobras oficializa início de extração de petróleo no campo de Baleia Franca

Em dezembro, estima-se uma produção de cerca de 100 mil barris de óleo por dia na regiãoPara marcar a produção de petróleo do pré-sal no campo de Baleia Franca, no Espírito Santo, a Petrobras realizará nesta quinta, dia 15, uma solenidade a bordo da plataforma FPSO Capixaba e no aeroporto de Vitória. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A produção de óleo no local, que fica numa área conhecida como Parque das Baleias, começou no dia 29 de maio. Na região, também há o campo de Cachalote, que já produz petróleo. Para antecipar a extração, foi feita uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que tornou viável a instalação no Parque das Baleias.

Até o fim do ano, está prevista a interligação da plataforma a nove poços nos dois campos. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia.

Também a respeito da camada do pré-sal, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou nessa segunda, dia 12, que os testes feito no poço de Franco, na Bacia de Santos, indicaram vazão de 50 mil barris por dia.