Diversos

Planejamento com foco em gestão de pessoas traz mais competitividade ao agronegócio, diz especialista

Márcio Gonçalves defende uma visão sistêmica por parte dos indivíduos que pensam o negócio voltado ao setor

O tema gestão de pessoas tem sido pauta prioritária nos planejamentos estratégicos das empresas que desejam se manter competitivas. Mudanças relevantes ocorreram ao longo dos anos em relação à importância dos colaboradores nas associações. Cada vez mais eles são notados como essenciais para o funcionamento e alcance das metas. E essa realidade não é diferente no agronegócio.

O consultor em gestão e governança para resultados, Márcio Gonçalves, ressalta que as pessoas são um diferencial competitivo. Coloca que quando a gestão é separada em três níveis: estratégico, gerencial e operacional, fica mais evidente que é preciso ter uma atenção especial aos funcionários, principalmente, da operação. “Nenhum setor do agro, é muito importante para se ter consciência de que os negócios estão mudando. As pessoas envolvidas, tanto em uma propriedade rural independentemente do tamanho, em agroindústrias ou empresas maiores, estão sendo impactadas por inovações tecnológicas e informações mais dinâmicas ”, explica.

Gonçalves defende um planejamento com objetivos e metas claras. “É muito importante criar uma sistemática de controles para que seja possível analisar as informações e tomar as ações corretivas necessárias, sempre com foco nos resultados desejados”, observa, colocando que também nos negócios familiares é preciso buscar um olhar para o mercado fora da porteira . “Então, reforço esse planejamento tanto no ambiente de empresas já constituídas como no negócio familiar rural. As pessoas precisam fazer a diferença ”, salientea.

O especialista destaca, ainda, que se como propriedades rurais estão conectadas, tem wi-fi e internet, essa tecnologia deve ser usada também para a educação. “Em tempo de pandemia, distanciamento social, essa questão deve ser encarada como uma oportunidade, um facilitador. É papel de cada um buscar se desenvolver, e mais ainda das lideranças em estimular as pessoas a irem nesse caminho de buscar cursos técnicos, para se diferenciar ”, comenta, ressaltando a importância desse engajamento alinhado com o propósito de colher resultados positivos.