Diversos

Plantio da safra de soja atinge 67% no Brasil, diz consultoria

A safra 2021/22 de milho verão estava 75% plantada até quinta-feira passada no Centro-Sul do Brasil, contra 63% na semana anterior

Levantamento da AgRural mostra que 67% da área estimada para o país estava semeada até quinta-feira (04), contra 52% uma semana antes e 56% no mesmo período do ano passado.

De acordo com a consultoria, pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo firme permitiram mais uma semana de avanço acelerado para o plantio da safra 2021/22 de soja do Brasil.

De um modo geral, as lavouras se desenvolvem bem em todo o país, beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis.

plantio-safra-soja
Avanço no plantio da safra. Foto: Wilke Júnior

Mas, embora ainda não haja problemas, os produtores da Região Sul, e especialmente os do Rio Grande do Sul, monitoram com atenção a redução das chuvas prevista para as próximas duas semanas. No outro extremo do país, é o excesso de umidade que pode tornar o plantio mais lento no Matopiba, caso as previsões de mais chuva se confirmem.

Milho verão

A safra 2021/22 de milho verão, por sua vez, estava 75% plantada até quinta-feira passada no Centro-Sul do Brasil, contra 63% na semana anterior e 68% de um ano atrás.

As condições climáticas têm garantido bom ritmo de plantio e condições adequadas ao desenvolvimento das lavouras em toda a região, mas áreas já em pendoamento no Rio Grande do Sul poderão ser prejudicadas caso falte umidade e as temperaturas subam agora em novembro.