Diversos

Podemos ter o maior custo de produção do século, diz Benedito Rosa

Diante de preços mais altos, produtores rurais reduzem ritmo das compras antecipadas de fertilizantes, segundo destacou o comentarista

Os alimentos estão mais caros, principalmente porque os preços dos insumos para produzi-los aumentaram de forma significativa durante a pandemia. No caso de alguns fertilizantes, por exemplo, como o potássio, o reajuste foi de 228% em apenas um ano. 

Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, essa reação impacta negativamente e traz incertezas para o processo decisório dos produtores. Rosa explica que no primeiro trimestre deste ano, a relação de trocas entre preço dos principais grãos e dos fertilizantes foi favorável para os agricultores e houve uma antecipação de compra dos fertilizantes. “No próximo, nós teremos um outro cenário e os indecisos já estão refletindo uma preocupação dos produtores de não comprar os números de fertilizantes que planejam utilizar durante o ano”, complementa.

Rosa alerta que as lideranças dos setores já estão preocupadas com o volume de compras. O comentarista indica que os produtores devem procurar evitar fazer investimentos ousados. “Em um cenário como esse, estamos correndo para ter o maior custo de produção do século”, diz Rosa.