Diversos

Polícia investiga ataque de índios a propriedade em Mato Grosso do Sul

De acordo com produtor, cerca de 60 indígenas invadiram a fazenda e quebraram vidro de tratores e de caminhonete; Sindicato Rural de Dourados emitiu nota de repúdio

A Polícia Civil de Mato Grosso investiga suposto ataque de indígenas a agricultores no município de Dourados. De acordo com o produtor Allan Krueger, dono de propriedade de 130 hectares em Dourados (MS), ele e mais sete funcionários foram atacados por cerca de 60 indígenas nesta segunda-feira, 19, por volta das 9 da manhã, enquanto realizavam o plantio de soja.

O vidro da cabine de dois tratores teria sido quebrado, assim como janela de uma das caminhonetes do proprietário, segundo ele, durante tentativa de agressão. O produtor registrou boletim de ocorrência por ameaça e dano.

“São ações orquestradas, eles são instruídos e financiados. Há muito álcool, drogas, fogos, coquetéis molotovs e armas. Tenho boletins de ocorrência com perícias que atestam disparos de armas de fogo na minha propriedade. São ataques recorrentes”, conta Krueger.

Em nota, o Sindicato Rural de Dourados manifestou repúdio exigindo que as autoridades tomem as medidas necessárias contra os envolvidos (leia abaixo). A reportagem entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para obter um posicionamento, mas não houve retorno até a publicação do texto.

Foto: Sindicato Rural de Dourados

Nota de repúdio

O Sindicato Rural de Dourados vem a público, por meio da diretoria e de todos os associados, repudiar severamente os atos de violência e de vandalismo praticados nesta segunda-feira (19/10) em algumas propriedades rurais localizadas em Dourados, onde produtores, ao tentarem fazer o plantio, tiveram seus legítimos direitos de propriedade cerceados, e, ainda, sofreram diversos danos materiais em seus maquinários e equipamentos, causados por uma minoria de cidadãos que se autodenominam indígenas, que insistem em promover a invasão de imóveis rurais.

O Sindicato Rural de Dourados pede veementemente à Justiça brasileira e às autoridades constituídas que tomem as medidas cabíveis em caráter emergencial contra estes atos criminosos, para que os direitos outorgados pela Constituição Federal aos produtores rurais e à população brasileira sejam garantidos.

Foto: Sindicato Rural de Dourados

*com supervisão de Luis Roberto Toledo