Política

Brasil tem papel importante na segurança alimentar do mundo, diz diretor da Conab

O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Sérgio de Zen, destacou a importância do Brasil no mercado internacional

A Comissão de Agricultura do Senado realizou uma audiência pública, nesta quinta-feira (12), para avaliar a política nacional de segurança alimentar e nutricional

No debate foram discutidas as possíveis soluções para garantir o acesso à alimentação.

O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Sérgio de Zen, destacou a importância do Brasil no mercado internacional.

Com o conflito no leste europeu, o país tem se tornado fundamental para garantir a segurança alimentar do mundo.

De acordo com Sérgio de Zen, o Brasil, com sua oferta, está conseguindo abastecer o mercado nacional e desempenhar um importante papel na segurança alimentar do mundo.

“O aumento da oferta de milho quase que compensa toda a produção do cereal que a Ucrânia ia colocar no mercado”, disse.  

“É muito importante a gente separar em dois blocos, em dois problemas distintos a questão da segurança alimentar. Um problema central é a produção, se a gente não gerar alimentos, nós não temos o que distribuir ou como alimentar a população. E o outro problema é a questão da renda. Então, dentro do Ministério da Agricultura, nós temos que resolver o problema da oferta do produto, do abastecimento. O problema da renda foge à nossa competência. As ferramentas que nós temos não são suficientes para nós resolvermos. Então, são dois problemas distintos. E o Brasil resolveu muito bem o seu problema de oferta de alimentos. Quer dizer, a agricultura brasileira é uma das mais eficientes do mundo”, complementou.