Política

Como ficam as estruturas da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário?

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) muda de pasta

Com atuação na geração de informações agropecuárias, como acompanhamento e avaliação de safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deixa de ser vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A partir de agora, na estrutura definida pelo novo governo federal, ela estará sob o guarda-chuva da recriada pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

+ De volta ao Palácio do Planalto, Lula cita agricultura familiar e agronegócio

A Conab não é, contudo, a única empresa pública — ou autarquia — a mudar de ministério a partir da posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República. O Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar também será responsável, por exemplo, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

A transferência da Conab já era aguardada. Um dia após ser anunciado por Lula que seria o ministro do Desenvolvimento Agrário, o deputado federal Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, afirmou que a companhia seria de responsabilidade da nova pasta. A informação foi divulgada em entrevista ao Canal Rural.

Por outro lado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) seguirá sob os cuidados do Mapa, assim como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o Serviço Florestal Brasileiro foi transferido para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Estruturas dos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário

Confira, abaixo, como ficam as estruturas do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, conforme definido pelo governo federal em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2).

ministério da agricultura pecuária e abastecimento - mapa - equipe de transição de governo - Orçamento
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
  • Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater);

Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa Minas);

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp);

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

  • Transferência para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Serviço Florestal Brasileiro.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.