Diversos

Porto de Santos cria comitê de crise e descarta paralisação das atividades 

A decisão veio após um sindicato pedir a paralisação total das operações pelo período instituído de quarentena pelos órgãos do governo federal

Uma reunião realizada nesta quarta-feira, 18, definiu que os portos do Estado de São Paulo, incluindo o porto de Santos continuará operando normalmente. A decisão veio após o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão elaborar um documento solicitando a paralisação total das operações pelo período instituído de quarentena pelos órgãos do governo federal, estadual e municipal.

De acordo com o presidente Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Regis Prunzel, a reunião desta tarde envolveu o sindicato dos trabalhadores e discutiu medidas para que as operações continuem normalmente e de maneira segura.

“ A Sopesp convocou uma reunião com os operadores portuários para que se possa ter um alinhamento para garantir a saúde dos trabalhadores, seguindo as recomendações da vigilância sanitária e ministério da saúde para que possa manter os portos da Baixada Santista em condições operacionais”, disse.

De acordo com Pruzel, foram discutidas várias iniciativas e várias recomendações serão divulgadas para os operadores e terminais nos próximos dias. “Uma das iniciativas foi a diminuição de aglomeração de pessoas nas escalas, para que os trabalhadores possam seguir com organização no trabalho e os operadores portuários consigam desempenhar suas principais atividades”, comunicou.

Para que a situação seja analisada periodicamente, foi criado um comitê de crise que terá uma reunião já na próxima sexta-feira, 20. “Vamos acompanhar os avanço da doença de perto. Essa reunião de hoje garante as operações no Porto de Santos e os trabalhadores estão de acordo com a iniciativa”, concluiu.