Previsão do tempo: chuva e chance de geada vêm aí; veja onde

Frio perde força nos próximos dias, mas ainda pode gear; pancadas voltam na semana que vem

A semana começou gelada no Centro-Sul do Brasil, por conta de uma massa de ar de origem polar. Nos próximos dias, o frio perde força, mas ainda há chance de geada nesta semana. Na próxima, a chuva retorna a algumas áreas.

O risco de geada ocorre especialmente na madrugada desta terça-feira (14), na região Sul. Isso pode acontecer, por exemplo, em áreas na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai, norte de Santa Catarina e sul do Paraná. Também pode ocorrer geada em pontos do interior paulista. É o caso de Pradópolis, município produtor de cana-de-açúcar, onde a temperatura chega a 4 °C no início da terça-feira, aponta a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.

Chuva

Entre 14 e 18 de junho, estão previstos em torno de 30 mm de chuva em algumas áreas da região Sul, principalmente a partir de quinta-feira (16). As precipitações cedem no fim de semana, mas devem voltar na semana seguinte. Também nesse período, há previsão de 30 a 50 mm em áreas da faixa leste do Nordeste, em pancadas persistentes e volumosas.

Na próxima semana, entre 19 e 23 de junho, serão registradas temperaturas baixas durante a madrugada, mas sem geadas. Faz frio no Sul, em áreas do Sudeste – como metade sul de São Paulo e pontos de Minas Gerais -,  sul de Mato Grosso do Sul e até na Bahia, onde podem ocorrer mínimas de 15 °C em pontos do centro-sul e sudoeste do estado.

Nesse período, o volume de chuva diminui na costa leste nordestina, e continua a chover de maneira expressiva no Norte. Além disso, as pancadas voltam ao Sul ao longo da semana que vem, por causa de áreas de instabilidade e do avanço de outra frente fria.