Tempo

Previsão do tempo: frente fria avança pelo Brasil e espalha chuvas

Sul vai receber temporais e o tempo começa a mudar no Sudeste e Centro-Oeste; excesso de água continua a assombrar leste do Nordeste

O avanço de uma frente fria nas proximidades da região Sul espalha instabilidades por toda a região nesta sexta-feira (17). Há previsão de temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atrapalhando as atividades de plantio do trigo, mas ajudando na umidade para o milho segunda safra.

As tempestades ficam severas, com risco de trovoadas, altos volumes e potencial para granizo entre o norte do Rio Grande do Sul e o meio-oeste do Paraná.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, esse deve ser o último episódio de chuva em 30 dias a avançar pelo Centro-Sul. No fim de semana, o tempo já abre na Fronteira Oeste gaúcha e traz expectativa de geada, tanto no sábado (18), quanto no domingo (19), com mínimas previstas de apenas 3 °C em Uruguaiana.

Tempo começa a mudar no Sudeste e Centro-Oeste

No Sudeste, o tempo começa a mudar em São Paulo com a aproximação da frente fria. Por essa razão, chove entre o noroeste e a metade sul paulista. O tempo fica aberto nos demais estados da região, ao menos por enquanto.

Além disso, no Brasil central, o avanço das instabilidades pode provocar chuva de até 50 milímetros em Mato Grosso do Sul e trazer granizo.

Já no leste do Nordeste, algumas cidades acumulam quase 200 mm em 48 horas. É o caso de Maceió (AL) e ainda estão previstos outros 100 mm. Essa condição mantém elevado o potencial para deslizamentos de terra.

A região Norte, no sábado, terá predomínio de tempo firme na maior parte do Pará, por todo o Tocantins e em áreas do leste do
Amazonas. As demais regiões até terão algumas aberturas de sol, mas a previsão é de pancadas de chuva com risco de trovoadas e raios, mas sem grandes alertas.