Diversos

Recursos hídricos e logística no agro são destaques no Congresso Brasileiro de Agronomia

O terceiro dia do evento contou com palestras sobre crise hídrica no Brasil e desafios para o escoamento da produção agrícola

A crise hídrica que paira sobre o país e as possibilidades de captação e reuso de água, bem como os desafios para a infraestrutura e a logística do agronegócio, foram temas de algumas das discussões do 32º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), nesta quinta-feira, 21, que ocorre na cidade de Florianópolis (SC).

Neste terceiro dia de evento, o engenheiro agrônomo Lauro Bassi, com experiência de 21 anos como extensionista da Epagri falou sobre um projeto de preservação de mananciais em Rezende, no Rio de Janeiro, que abrange outros três estados.

Ele ressalta que o maior desafio na atualidade é conciliar o conhecimento científico e acadêmico à vida do pequeno produtor do campo. “Entre derrubar uma árvore ou a mata ciliar e a alimentação da sua família, o agricultor vai sempre optar pelo sustento dos seus. Precisamos mudar este entendimento para que consigamos preservar a água e o solo para as gerações futuras”, esclarece o engenheiro agrônomo.

O diretor de conteúdo do Canal Rural Giovani Ferreira, também foi um dos palestrantes desta quinta. Durante participação no painel ‘Infraestrutura e logística no agronegócio’, Ferreira destacou que um dos grandes desafios do setor produtivo é juntar produção e consumo com eficiência e competitividade. “Quando falamos de consumo estamos nos referindo não só ao que fica no mercado interno, mas também aos produtos que são exportados para mais de 150 países. Fazer essa gestão de escoamento de maneira eficiente será um dos grandes desafios da próxima década”, pontua.

O Congresso Brasileiro de Agronomia também abordou temas como a conservação do solo e as mudanças climáticas e agrobiodiversidade, as inovações para a agronomia do futuro, o mercado de trabalho e o empreendedorismo no setor.