Diversos

Risco para tempestades aumenta em grande parte do país

Segundo a previsão do tempo, a partir do primeiro dia de outubro a chuva será pesada em áreas do Sul, com risco para ventania e queda de granizo

O destaque da meteorologia vai para a região Sul, devido às áreas de instabilidade, que provocam chuva forte, com ventania, descargas elétricas, risco para granizo. A sexta-feira, 1, promete ser um dia de chuva pesada. As pancadas devem atingir ainda o Sudeste, Centro-Oeste e áreas mais ao Norte. O risco para tempestade aumenta no oeste de Santa Catarina, Paraná, Sudeste Centro-Oeste e Norte

O sábado também será um dia chuvoso no Sul, com risco para tempestades que também devem atingir o Centro-Oeste e Norte. Apesar de a chuva não ser volumosa, ela pode vir na forma de temporal nessas regiões.

Os acumulados de chuva previstos podem passar dos 100 mm no noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. No entanto, em algumas localidades paranaenses, os volumes podem atingir 225 mm em sete dias, segundo a previsão do tempo, o que pode atrapalhar os trabalhos em campo.

O clima chuvoso no Sul não se repete no Centro-Oeste, onde a chuva deve falhar. Com isso a umidade do solo na região vai diminuir.