Diversos

Ritmo de exportação de carnes no Brasil dispara em setembro

O país está batendo recordes de embarques de proteínas nas duas primeiras semanas de setembro

A média diária de exportações de carne bovina atingiu 12,4 mil toneladas até a segunda semana de setembro, um aumento de 83,1% em relação ao embarcado por dia em setembro de 2020.

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o mês será excepcional. “Em apenas 13 dias, o Brasil já exportou 60% de todo volume exportado em setembro inteiro do ano passado”, disse. Nas duas primeiras semanas, o Brasil embarcou aproximadamente 87 mil toneladas de carne bovina. Em setembro de 2020, foram 142 mil toneladas.

De acordo com Giovani Ferreira, o país tem condições de bater o recorde do ano passado, de 2,02 milhões de toneladas, mas será preciso se esforçar. “Teremos que embarcar 150 mil toneladas por mês, mas é possível”, afirmou.

Frango

No caso do frango, setembro também está aquecido. O volume embarcado nas duas primeiras semanas, 171.349 toneladas, já é 53,62% do total registrado em setembro de 2020. “O Brasil pode ter o melhor setembro da história na exportações de frango”.

Suínos

Neste mês, o grande destaque das exportações de carne do Brasil foi a suína. “No acumulado do ano, com 715 mil toneladas, o Brasil já superou a segunda melhor marca da história, de 2019, quando embarcou 656 mil toneladas de carne suína. Faltando pouco mais de três meses para 2021 terminar, o país deve seguramente superar o recorde do ano passado, quando exportou 900 mil toneladas”.