Tecnologia promete integrar produção de café e leite

O compost barn é uma das novidades na 17ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri)

Fonte: Marcelo Rigueira/Embrapa

A 17ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) começou nesta quarta, dia 22, em Guaxupé (MG). Como muitos dos produtores trabalham simultaneamente com produções de café e leite, uma das novidades deste ano é o Espaço Pecuária. A intenção é trazer soluções inteligentes para essa integração. Um dos destaques é o compost barn: uma instalação rural feita em área coberta, como uma cama para vacas leiteiras feita da palha do café beneficiada.

Paulo Gabriel Junior, que além de produtor também é expositor, diz que o composto é outra opção de rentabilidade. “O que foge do habitual. Hoje, você tem curral e pasto. O composto traz um conforto maior ao animal. Você acaba usando a palha do café, que é o piso disso, e com os dejetos dos animais a gente faz um composto que pode ser usado no plantio de milho, soja e café”, afirma.

A feira

O tema da Femagri deste ano é a produção responsável para a cafeicultura de sucesso. “Procuramos mostrar ao produtor o controle do meio ambiente, como utilizar os agrotóxicos de forma equilibrada. O mote é a sustentabilidade econômica, social e ambiental. E o produtor está consciente disso”, afirma o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Paulino.

São aguardadas na feira cerca de 35 mil pessoas nos próximos três dias. Mais de R$ 169 milhões devem ser movimentos no local, que conta com novos expositores e outras novidades. Os negócios já começaram a todo vapor.

O cafeicultor João Neto Lopes, de Botelhas (MG) veio em busca de tecnologia para garantir mais produtividade. “A gente está acostumado a vir todo o ano aqui. Sempre tem maquinários, novidades. Sempre é bom para gente se atualizar”, conta o produtor.