Mais seca? La Niña pode voltar no segundo semestre, alerta Noaa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Mais seca? La Niña pode voltar no segundo semestre, alerta Noaa

Órgão norte-americano afirma que o La Niña deve dar lugar à neutralidade climática durante o inverno, mas pode retornar passada a estação

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa) divulgou um relatório atualizado com a previsão para o segundo semestre. A expectativa é de que o La Niña dê lugar à neutralidade climática durante o inverno. Porém, tudo indica que, ao longo do segundo semestre, o La Niña pode ganhar força novamente.

Como é de praxe, o fenômeno faria com que a chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficasse abaixo da média para o período, atrasando as precipitações de primavera. Além disso, o inverno pode acabar durando mais, submetendo os campos à geada.

E isso é uma péssima notícia, já que a agropecuária brasileira nem sequer deixou de sentir os efeitos do último La Niña. Lavouras de milho segunda safra estão há meses sem chuva adequada, o que deve comprometer a qualidade das lavouras. Até o dia 26 de maio, as precipitações não retornam de forma volumosa.

Em junho, no entanto, a situação muda e o mês pode ter até chuva acima da média.

Frio nos próximos dias

Pontos mais altos do Sul do país registraram geada nesta quinta-feira, 13. Na sexta-feira, 14, o frio deve perder um pouco de força, mas não estão descartadas geadas na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As baixas temperaturas chegam, inclusive, ao sul do Paraná, mas lá não há risco de geada.

Sair da versão mobile