Diversos

Semana começa com chuva e pode até cair granizo no Sul e Sudeste

A previsão do tempo chama a atenção para os temporais com trovoadas e rajadas de vento que podem passar dos 60km/h

temporais no sul tempo chuvas previsão tempo
Previsão do tempo indica para chuvas em quase todas as regiões do país Foto: Pixabay

Previsão do tempo para segunda-feira, 1

Sul

Segundo a previsão do tempo, haverá um aumento das chuvas no Sul do país devido à duas áreas de baixa pressão atmosférica que ajudam a organizar um corredor de umidade que vem da Amazônia. Além disso também há a atuação de um vórtice ciclônico nos médios e altos níveis da atmosfera no sul gaúcho, que aumenta as chances de temporais e queda de granizo pelo estado gaúcho. E outro vórtice ciclônico em altitude entre o Paraná e São Paulo. De maneira geral, tem previsão de temporais, com trovoadas, rajadas de vento de mais de 60km/h e queda de granizo desde o sul, norte e nordeste gaúcho até o sul, centro e norte do Paraná, passando por Santa Catarina.

Os maiores acumulados de chuva são previstos do norte e nordeste do Rio Grande do Sul até o sul e leste do Paraná, passando por Santa Catarina. A meteorologia chama a atenção para o leste catarinense, que já vem sofrendo com as fortes chuvas, onde o risco é maior para deslizamentos de terra. No litoral norte gaúcho, o mar segue agitado. Apenas na fronteira oeste gaúcha é que o tempo será firme, seco e ensolarado.

Sudeste

A previsão do tempo indica para a ocorrência de temporais em São Paulo, do sul ao oeste de Minas Gerais e oeste do Rio de janeiro. Há risco de rajadas de vento de mais de 50km/h e queda de granizo. Há riscos para alagamentos nessas áreas e quedas de árvores, inclusive na Região Metropolitana de São Paulo. O risco maior para deslizamentos de terra é no sul e litoral de São Paulo, onde os acumulados de chuva são mais elevados.

Centro-Oeste

A meteorologia aponta para um elevado nível de chuva que acontece a qualquer hora do dia, numa faixa que vai do leste de Mato Grosso até o oeste de Goiás. Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer em boa parte do Mato Grosso e no oeste de Goiás, com mais de 70mm, com riscos para deslizamentos de terra e enxurradas. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica (entre o Paraguai e o oeste do MS) ajudará nos temporais também por todo o Mato Grosso do Sul, inclusive com queda de granizo pontual.

Nordeste

A umidade que vem do mar e mais a presença do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis (VCAN) da troposfera vão trazer chuva mais constante e volumosa desde o leste da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte. Mais uma vez não estão descartados transtornos em áreas de risco devido ao elevado volume acumulado. A previsão do tempo chama a atenção para o Recife (PE), que acumulará mais de 50mm. Em João Pessoa (PB), também terá chuva forte e volumosa. Há condição de temporais também para o Maranhão, norte do Piauí e do Ceará. O tempo ficará firme somente nas áreas da Bahia mais próximas do centro norte de Minas Gerais.

Norte

A chuva será generalizada ainda pela região Norte. Segundo a previsão do tempo, os maiores volumes ficarão concentrados no Acre, Rondônia e o Amazonas, agravando a situação de cheias nos três estados. No norte do Pará e no Amapá a chuva volumosa prossegue. Em Tocantins, há condição de temporais e elevados acumulados, assim como no sul e leste do Pará, devido à presença de um cavado nos médios níveis da atmosfera, e mais à circulação dos ventos em altitude.

Previsão do tempo para terça-feira, 2

Sul

Para a terça-feira, os temporais permanecem na região Sul com riscos para rajadas de vento de mais de 60km/h, com raios e queda de granizo. Os maiores acumulados de chuva estão previstos no norte e nordeste do Rio Grande Sul, Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Ainda há riscos para inundações e deslizamentos de terra, nessas localidades.

Sudeste

Os temporais persistem pelo estado de São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais e na região de Paraty, no Rio de Janeiro. A chuva vem a partir da tarde, que está acompanhada por rajadas de vento de mais de 60km/h e queda de granizo. Há riscos para alagamentos nessas áreas. Uma Chuva rápida e isolada está prevista no norte do Espírito Santo.

Por outro lado, uma massa de ar seco predomina no norte de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, passando pelo sul do Espírito Santo.

Centro-Oeste

Na terça-feira, a chuva segue a qualquer hora do dia em Mato Grosso e no oeste de Goiás. E entre esses dois estados, o tempo será mais fechado e com baixas temperaturas. Os acumulados de chuva são elevados pelo Mato Grosso e no oeste Goiás e no norte do Mato Grosso do Sul, com riscos para transtornos. Há previsão de rajadas de vento e raios. Aliás, no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, os temporais são mais fortes, em especial a partir da tarde, com rajadas de vento de mais de 60km/h, com raios e queda de granizo.

Nordeste

A meteorologia destaca volumes de chuva mais expressivos no Maranhão e no oeste do Piauí. Há riscos para inundações e alagamentos. No nordeste da Bahia até o litoral leste do Rio Grande do Norte, a umidade que vem do mar, mais a borda do vórtice ciclônico (nos altos níveis da atmosfera), trará também chuva com acumulados elevados e com potencial para alagamentos.

O destaque fica para as capitais Recife e Maceió, que terão os maiores acumulados previstos e onde podem ter mais danos, com inundações e deslizamentos de terra. Do norte da Bahia até o Ceará as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais isolada. Por fim, o tempo será firme na maior parte da Bahia, devido ao avanço de uma massa de ar mais seca, nessas áreas, faz calor e a umidade cai no meio da tarde.

Norte

A chuva é abrangente na maior parte da região, com destaque para o centro sul do Acre, norte de Rondônia, o Amazonas, Pará e o centro de Tocantins, que receberão os maiores acumulados de chuva, e com potencial para inundações, transbordamentos de rios e demais danos.