26ª EDIÇÃO

Showtec 2023: tecnologia e inovação para o campo movimentam a região de Maracaju

Mais de 25 mil pessoas participaram da 26ª edição da feira em Mato Grosso do Sul, onde foram apresentadas mais de 500 novas tecnologias voltadas ao setor agrícola

A região de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, foi palco da 26ª edição da Showtec, um evento que movimentou o setor agrícola durante três dias intensos. Com a presença de mais de 25 mil pessoas, a feira foi uma oportunidade para os agricultores conhecerem as mais recentes novidades tecnológicas voltadas para o campo.

A Showtec apresentou aos visitantes mais de 500 novas tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor agrícola. Entre as inovações, foram exibidas dezenas de variedades de soja e centenas de híbridos de milho, proporcionando aos agricultores a oportunidade de explorar uma ampla gama de opções para aprimorar suas práticas agrícolas.

Trincheiras revelam o desenvolvimento das culturas

Uma das atrações técnicas da Showtec foram as trincheiras, por onde o público pode circular e conhecer os processos que ocorrem abaixo do solo, durante o desenvolvimento de cultivos como o de milho.

“Essas trincheiras são abertas no solo, com uma profundidade suficiente para que os pesquisadores circulem pelo espaço. Esse formato permite que os técnicos apresentem, de forma didática, tudo o que acontece abaixo do solo, durante o desenvolvimento de uma determinada cultura”, afirma o pesquisador André Lourenção, coordenador geral do Showtec.

Na trincheira número um, foi possível visualizar aspectos físicos e químicos que ocorrem durante o desenvolvimento do milho, semeado em fevereiro deste ano. Nessa mesma trincheira, foi semeado milho consorciado com Brachiaria ruziziensis, Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Panicum maximum.

Já na segunda trincheira, foi possível avaliar aspectos biológicos. Nesse espaço, foi semeado milho, forrageiras e aveia, em abril de 2022. “Optamos por expor esses materiais, junto da arena principal, onde acontecem as palestras do evento, a fim de dinamizar o acesso à informação. Tudo isso deixa mais atrativos e visuais os resultados apresentados pelos pesquisadores”, dis o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes.

Programa PodPlantar

Mais uma vez, o Canal Rural e a Sementes Jotabasso se uniram para trazer conteúdo e informações relevantes aos profissionais que trabalham e vivem pelo campo. O programa de videocasts PodPlantar foi uma das atrações do evento, oferecendo insights valiosos sobre o setor agrícola.

Além disso, a Sementes Jotabasso também realizou demonstrações do seu controle de qualidade, mostrando o compromisso da empresa em fornecer sementes de excelência aos agricultores.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.