Soja: ciclone no Sul, chuva no Norte. Previsão do fim de semana

Veja os volumes de precipitação nas cinco regiões do país. Confira como fica o tempo em municípios atrasados com a colheita da soja no Sul

Um ciclone extratropical traz sinal de alerta para o Rio Grande do Sul neste fim de semana. Nas demais regiões brasileiras, o tempo firme predomina, com exceção do Norte. Acompanhe a previsão para sábado (25) e domingo (26):

Sul

Um ciclone extratropical se forma sobre o Uruguai e se afasta para o oceano, formando a passagem de uma frente fria sobre a região Sul do Brasil, deixando o tempo instável durante todo o final de semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no sábado. O Paraná deve sentir os efeitos do fenômeno apenas no domingo.

Acumulados de chuva na região ficam entre 20 mm e 40 mm neste fim de semana, com risco de vendaval sobre o Rio Grande do Sul.

Temperaturas: mínima de 20ºC em Passo Fundo (RS) e Apucarana (PR)

 

Sudeste

Tempo firme em toda a região durante o sábado e domingo.

Temperaturas: máxima de 32 ºC em Ribeirão Preto (SP) e 31 ºC em Patos de Minas (MG).

 

Centro-Oeste

Tempo firme em Goiás, chuvas em Mato Grosso do Sul concentradas mais na porção oeste com volumes de até 30 mm. Em Mato Grosso, precipitações por todo o estado com os maiores volumes na região de Aripuanã (40 mm).

Temperaturas: máxima de 32ºC em Coxim (MS) e Nova Mutum (MT).

 

Nordeste

Tempo firme no sul da Bahia. Chuvas pelos demais estados com os volumes mais significativos no centro-norte do Maranhão (60 mm).

Temperaturas: máxima de 31 ºC em Canudos (BA) e 30ºC em Campo Maior (PI).

 

Norte:

Chove por toda região, com volumes entre 40 e 100 mm. Os maiores volumes devem ficar no entorno das áreas de Eirunipé (AM), Pauini (AM), Oriximiná e Altamira (PA) e Sete Estrelas (AC).

Temperaturas: máxima de 29 ºC em Santarém (PA) e 28 ºC em Manaus (AM).

Municípios produtores

soja, colheita, exportação
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

Para orientar o produtor de soja quanto à evolução da colheita da soja, indicamos as temperaturas máximas e os volume de chuva para os municípios campeões de produção de de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados em que os trabalhos de retirada do grão do solo estão mais atrasados. Veja:

Tupanciretã (RS)

Sábado:

Temperatura máxima: 25ºC e mínima de 22ºC. Chove cerca de 10 mm a partir da tarde.

Domingo:

Temperatura máxima: 24ºC e mínima de 18ºC. Chove aproximadamente 5 mm a partir da madrugada. Tempo melhora no decorrer do dia.


Palmeira das Missões (RS)

Sábado:

Temperatura máxima: 28ºC e mínima de 22ºC. Chove em torno de 10 mm a partir da tarde, com chance de rajadas de vento de 50km/h.

Domingo:

Temperatura máxima: 25ºC e mínima de 20ºC. Bastante nebulosidade com chuva esparsa no decorrer do dia.

Campos Novos (SC)

Sábado:

Temperatura máxima: 27ºC e mínima de 18ºC. Chove cerca de 15 mm a partir da tarde.

Domingo:

Temperatura máxima: 21ºC e mínima de 19ºC. Bastante nebulosidade com chuva esparsa no decorrer do dia. Chance de rajadas de vento de 50km/h.

 

Abelardo Luz (SC)

Sábado:

Temperatura máxima: 29ºC e mínima de 19ºC. Chance de rajadas de vento de 50km/h no período da tarde.

Domingo:

Temperatura máxima: 24ºC e mínima de 19ºC. Bastante nebulosidade com chuva, acumulados devem chegar aos 20 mm.