Diversos

Soja e milho: desenvolvimento das lavouras nos EUA está no período mais crítico

Para analista de mercado da Stonex, o mercado climático vai continuar afetando os preços dos grãos no mercado internacional

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) manteve nesta quarta-feira, 30, sua estimativa para a área plantada com soja no país e elevou a de milho. A área de soja foi estimada em 35,45 milhões de hectares, sem variação ante a projeção do fim de março. Para o milho, o USDA estimou 37,51 milhões de hectares, ante 36,88 milhões de hectares previstos no fim de março. Já a área total de trigo no país foi estimada em 18,90 milhões de hectares, ante 8,76 milhões de hectares projetados em 31 de março.

A analista de grãos da Stonex, Ana Luiza Lodi diz que os dados do departamento agrícola norte-americano frustraram as expectativas do mercado. “Eram esperados maiores aumentos tanto para o milho quanto para a soja, no momento em que a demanda está aquecida e a perspectiva é de um balanço mais apertado. Isso de alguma forma traz preocupação para o mercado”.

De acordo com a analista da Stonex, os próximos dois meses serão os períodos mais críticos críticas para o desenvolvimento do milho e da soja. Diante do cenário, o mercado climático vai continuar afetando os preços.

“O tempo mais seco que chega ao noroeste do cinturão de milho e soja americano pode afetar a produtividade da soja, do milho e do trigo. É uma grande preocupação saber se o clima vai continuar seco nessas regiões, pois são áreas que já enfrentam um histórico de seca há meses, isso e deve continuar afetando o mercado”, pontua.