Diversos

Produção de soja e milho e déficit de armazenagem são temas de dia de campo da Aprosoja-MT

Encontro abordou desafios e oportunidades para o agronegócio do estado, além de debater temas atuais como clima e compra de terra por estrangeiros

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) promoveu um  dia de campo para  jornalistas de todo país nesta quarta-feira, 4, em Jaciara (MT). O objetivo foi proporcionar a elaboração de conteúdo jornalístico voltado à produção desses grãos no estado.

O ponto de encontro foi na Fazenda Aymoré, propriedade da família Giacomelli, a 240 km de Cuiabá. Nesta safra, a fazenda cultivou 1.200 hectares de soja e deve semear 900 hectares de milho. Além da colheita de soja, que foi a atração principal, os jornalistas acompanharam algumas palestras com temas relevantes dentro do setor produtivo do estado, como o déficit de armazenagem. Atualmente, Mato Grosso conta com uma capacidade estática de 38,8 milhões de toneladas, o que representa um déficit de armazenagem de 47,5 milhões de toneladas, considerando os parâmetros da Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO).

Outros assuntos debatidos foram o projeto de classificação de grãos na hora da entrega nas empresas, implementado em 2017, e o programa de boas práticas de classificação de soja e milho., A polêmica sobre a aquisição de terras por estrangeiros na ótica do produtor rural também foi abordada. Para fechar, foi debatido o comportamento do clima durante a safra 2020/2021 e os prejuízos aos produtores, que estão preocupados com o excesso de chuva no campo.

Dos pouco mais de 10 milhões de hectares cultivados de soja nesta safra, apenas 52%  foram colhidos até agora. No comparativo com o ano passado, nesta mesma época, as colheitadeiras já estavam na reta final dos trabalhos de campo. A Aprosoja estima perdas de produtividade de duas sacas por hectare.