Diversos

Tempo: fim de semana deve registrar temporais e queda de granizo

De acordo com a Somar Meteorologia, uma nova frente fria chega ao Brasil neste domingo e deve avançar aos poucos pelo país

Sábado, 28

Sul

O transporte contínuo de ar quente e úmido da região Amazônica até o Sul do Brasil mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, centro-sul do Paraná, e em Campos Gerais e litoral paranaense, incluindo a capital.

Atenção para temporais nestas áreas, com maiores volumes previstos no Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina, onde há risco para transtornos causados pela chuva forte. Não se descarta a chance também para ventania e eventual queda de granizo, especialmente no território gaúcho e catarinense. O tempo firme volta a predominar no norte e oeste do Paraná.

Sudeste

Sol e tempo firme seguem marcando presença em grande parte da região Sudeste do Brasil, e por isso, os níveis de umidade relativa do ar tendem a cair à níveis críticos durante a tarde, inclusive em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A previsão de chuva se limita somente a região sul paulista, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e os Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, em Minas Gerais. Essa chuva ocorre de maneira rápida e isolada, causada principalmente pela combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera.

Centro-Oeste

A quantidade de chuva diminui no Centro-Oeste, mas a temperatura máxima dispara no meio da tarde com valores que superam facilmente os 40 ºC nas áreas pantaneiras. Os níveis de umidade relativa do ar alcançam níveis críticos no período da tarde em boa parte da região, o que já causa desconforto em pessoas sensíveis ou com problemas respiratórios. A chuva se concentra somente no noroeste de Mato Grosso, mas de forma rápida e pontual.

Nordeste

A chuva segue restrita somente a áreas litorâneas da região Nordeste do Brasil, mas que ainda ocorrem de maneira rápida e pontual, sem grandes volumes. Somente o norte do Maranhão pode receber chuva mais forte, com trovoadas e temporais isolados. No Sertão Nordestino o tempo seco e quente predomina.

Norte

Apenas partes do Tocantins ficam com tempo firme e muito quente, além de valores de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde. Outras áreas da região Norte seguem com chuva generalizada e temporais, com destaque para o Amazonas, Acre, Amapá e Pará, onde são esperados os maiores acumulados.

Domingo, 29

Sul 

Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e mantém o tempo bastante instável. Há previsão novamente para chuva forte, temporais e acumulados expressivos em todo o estado e Santa Catarina. Atenção para o risco de eventual queda de granizo e alta atividade elétrica.

No Paraná, a chuva também ocorre na forma de temporais, mas de forma isolada e menos volumosa. Somente o norte do estado permanece com tempo firme.

Sudeste

A condição permanece a mesma na região Sudeste do Brasil, com previsão de chuva isolada no sul do estado de São Paulo, Espírito Santo e em Minas Gerais. Nas demais áreas, o calor intenso predomina especialmente em áreas do interior, e conforme as temperaturas sobem os níveis de umidade relativa tendem a cair cada vez mais, podendo alcançar o estado de atenção e alerta nas áreas de tempo firme.

Na região central Mineira e também na capital, a umidade relativa do ar pode cair para valores abaixo dos 15% durante a tarde. Novembro termina com retorno da chuva em boa parte do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, que aos poucos se espalham para as demais regiões nos primeiros dias de dezembro.

Nordeste

Pouca coisa muda em relação ao dia anterior. A umidade que sopra do oceano aliada à áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no norte do Maranhão.

Chove também em toda extensão costeira do Nordeste, mas de forma rápida e pouco volumosa. No Sertão, o tempo seco e quente segue marcando presença.

Norte

A combinação entre calor e umidade serve como principal ingrediente para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na maior parte da região Norte do Brasil.

A chuva ocorre de maneira isolada, mas não se descarta a chance de temporais durante a tarde. O tempo firme predomina somente no Tocantins.