Tempo

Alerta de temporais e ventanias: veja a previsão do tempo para hoje

Ventos podem chegar a 100 km/h em algumas localidades do país, informa a Climatempo

Quarta-feira (7) com temporais e ventos de 70 quilômetros por hora (km/h) ou mais entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. De acordo com a previsão do tempo para hoje, condição similar é esperada para o Distrito Federal e os três estados da Região Centro-Oeste e no Distrito Federal.

+ Vídeo: tornado atinge área rural no Distrito Federal
+ Chuva mal distribuída afeta produtividade da soja em Mato Grosso

Segundo boletim divulgado pela Climatempo, tempestades e ventanias também irão ocorrer no oeste baiano e em seis dos sete estados do Norte: Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Roraima e Tocantins. Além disso, volumes elevados de chuvas devem cair sobre o oeste da Bahia.

Atenção aos volumes de chuva bem elevados, de mais de 80 milímetros, sobre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os acumulados de chuva serão, nesse sentido, elevados em pontos do Centro-Oeste, como o sul e leste de Goiás e o nordeste de Mato Grosso do Sul, além do norte e sul de Mato Grosso.

“[Presença de] ciclone subtropical na costa do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro” — Fabiene Casamento

Meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento explica o que, conforme indicado pela previsão do tempo para hoje, irá provocar temporais e ventanias em boa parte do Brasil. “Boa parte da chuva é causada pela alta umidade (ou corredor de umidade) que vem da região Norte ao Sudeste), calor e a circulação dos ventos em altitude”, afirma. “Pelo Sudeste e no sul da Bahia, ainda se tem o reforço de um cavado meteorológico, além de um ciclone subtropical na costa do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro.”

Mais temporais e ventanias

chuva volumosa - previsão do tempo
Foto: Freepik

A baixa pressão destacada por Fabiene, com características de ciclone subtropical, deve durar quinta-feira (8). Temporais e chuva volumosa (de mais de 100 milímetros) também sobre o Acre, o Amazonas e o Pará — isso por influência das instabilidades tropicais e da borda do vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN).

De acordo com a Climatempo, há a contribuição da Alta da Bolívia (que é uma circulação anticiclônica a mais de 9km de altitude). Além disso, o Amapá e no norte do Pará ainda se tem o reforço da zona de convergência intertropical (ZCIT).

Fora os temporais e as ventanias, a previsão do tempo para hoje ressalta a possibilidade de queda de granizo sobre sete das oito unidades federativas que formam o Sudeste e o Centro-Oeste. Dessa forma, deve ter registro de granizo em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (sul), Goiás e Distrito Federal. Ou seja: tal condição só não está prevista para o Espírito Santo.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.