Tempo

Alerta do tempo: excesso de chuva na metade Norte e onda de calor no Sul

Os maiores acumulados até o dia 1º de janeiro ficam concentrados em uma área que vai do Espírito Santo até o Norte do país

O panorama de chuva segue sem grandes alterações no Brasil. Segundo a previsão do tempo, enquanto parte do Nordeste, Centro-Oeste e Norte terão excesso de chuva, no Sul do país o cenário de seca prevalece devido a uma onda de calor.

Para esta terça (28), a chuva deve continuar forte no interior do Nordeste, áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Os maiores acumulados até o dia 1º de janeiro ficam concentrados em uma área que vai do Espírito Santo até o Norte do país.

Na primeira semana de janeiro, a umidade que vem da Amazônia migra para áreas do Sudeste, favorecendo para os maiores acumulados no período. O Sul deve ser beneficiado com as águas, mas serão volumes pontuais.

A chuva mais forte para o Sul é esperada apenas para o final de janeiro. Os volumes podem ficar até acima da média em todos os estados da região, o que pode não ser suficiente para as lavouras de milho em algumas áreas.