Tempo

Atenção: tem chuva e chance de granizo nos próximos dias; saiba onde

Novas áreas de instabilidade somada a uma frente fria na costa do Sudeste formam um corredor de umidade, espalhando pancadas de chuva

A meteorologia indica muita chuva e chance de granizo para este fim de semana em alguns estados. Novas áreas de instabilidade se formaram entre o Paraná e Mato Grosso do Sul, e uma frente fria na costa do Sudeste ajuda a canalizar a umidade da Amazônia. Com isso, um corredor de umidade se forma nessa faixa do país, aponta a meteorologista da Climatempo Desirée Brandt. Por conta disso, nesta sexta-feira (9), a previsão indica chuvas principalmente da costa do Sudeste até Rondônia e Acre, passando pelo sul de Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso.

“Além dessa frente fria, tem essas áreas de instabilidade e uma área de baixa pressão envolvida no sistema, e é isso que favorece a formação de nuvens carregadas, com potencial para formação de granizo”, diz a meteorologista.

Há probabilidade de queda de granizo em todo o fim de semana, mas o maior risco está mesmo nesta sexta. A possibilidade de ocorrência abrange áreas do oeste do Paraná, grande parte de Mato Grosso do Sul e pega ainda o sudoeste de Mato Grosso, diz Desirée Brandt.

Previsão de chuva

A expectativa é que os maiores acumulados de chuva nos próximos sete dias sigam em áreas da região Norte. Mas há previsão de até 60 mm no norte de Mato Grosso do Sul e oeste, sul e noroeste de Mato Grosso, uma chuva considerada fora de época para essas áreas.

No Sul, ainda deve chover um pouco no Paraná. Já no Sudeste, a chuva se espalha de maneira menos intensa. Além disso, as pancadas permanecem atingindo a costa leste do Nordeste, e de maneira bem expressiva. “Algo em torno de 40 a 50 mm. O que não é muito, se a gente comparar com o que já choveu nas últimas semanas, mas ainda é uma chuva perigosa, porque é persistente, mantém o solo encharcado e, claro, pode trazer risco para novos deslizamentos de terra”, enumera a meteorologista.

Na semana de 16 e 22 de junho, a chuva no litoral nordestino continua. As pancadas devem diminuir no Centro-Oeste, mas elas ainda não param, o que pode prejudicar as lavouras de algodão. No período, também volta a chover no Paraná, atingindo ainda a metade sul de São Paulo. É uma chuva intensa, que pode ultrapassar 150 mm, chegando perto de 200 mm em algumas áreas.