Tempo

Bloqueio atmosférico mantém chuva concentrada no Sul na 1ª quinzena de março

Apesar do maior volume de precipitações previstos para o início de março, o panorama do clima deve mudar ao longo do mês 

O destaque da previsão do tempo para o início de março é o Sul do Brasil. A formação de um bloqueio atmosférico mantém a chuva mais concentrada na região durante a primeira quinzena de março.

No entanto, no decorrer deste mês, a chuva retorna para o centro e Norte do país enquanto começa a falhar no Sul. Por isso, a expectativa de chuva na região é de precipitação abaixo da média para este mês.

A previsão do tempo ressalta que esse cenário é preocupante para algumas áreas do Paraná, pois o solo está cada vez mais seco. O tempo sem chuvas também preocupa no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, onde a umidade do solo é baixa e não há previsão de chuva significativa para reverter o cenário.

Para este mês, a chuva fica acima da média no Rio de Janeiro, Minas, centro e norte de Goiás e norte de Mato Grosso. No Norte, oeste do Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre vão receber mais água do que o esperado.

Em relação às temperaturas, o calor acima da média será registrado em áreas do Nordeste, como Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e ainda no norte de Goiás e Minas. Para o Sul, a tendência também é de calor mais elevado, onde as temperaturas devem ultrapassar a média histórica na segunda quinzena de março.