Tempo

Brasil terá chuva forte com ventania, granizo e raios; veja onde

A semana vai terminar com chuva volumosa no centro-sul do Brasil , com destaque para estados atingidos pela estiagem

Com apoio de

Depois de diversos problemas provocados pela estiagem no Sul do Brasil, finalmente um sistema meteorológico vai trazer chuva significativa para os produtores do meio-oeste de Santa Catarina e do Paraná. Uma frente fria vai passar no final da quinta-feira, 3, pelo Sul e avançar para o Sudeste. O ciclone extratropical que vem junto com ela está muito afastado em alto-mar e não influencia diretamente o continente, mas a frente fria consegue organizar a umidade da Amazônia pelo País. 

A semana vai terminar com chuva volumosa no centro-sul do Brasil com trovoadas, queda de granizo e ventos moderados a fortes. Destaque principalmente entre os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul, centro e oeste de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A umidade do solo agradece, mas em alguns pontos as chuvas frequentes dos últimos dias podem trazer  transtornos devido ao solo já encharcado. 

Conforme a sexta for passando, a chuva mais pesada migra também para as áreas mais ao norte do Sudeste, entre o Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Pancadas de chuva se espalham novamente também por Goiás e de volta à Brasília, mas de forma mais localizada e passageira. A chuva também vem dessa forma no Norte do Brasil e na maior parte do Nordeste. O tempo só fica firme numa pequena área entre o norte da Bahia e o oeste de Alagoas. 

Há previsão ainda de rajadas de vento na ordem dos 50 km/h em São Paulo e o mar segue bem agitado na costa. Outro destaque será a queda na temperatura no Rio Grande do Sul em relação aos últimos dias, com os ventos moderados que sopram do quadrante sul, as mínimas podem ficar em torno ou até abaixo dos 10°C.

A tendência é de que esta frente fria fique quase parada no fim de semana na altura do Sudeste e ajude a organizar muita água ainda pelo Brasil. Assim, os temporais não dão trégua e há aumento da umidade do solo nas lavouras de soja no Sudeste e Centro-Oeste, além do Paraná. O Rio Grande do Sul fica com tempo firme, mas chove perto de Santa Catarina.