Tempo

Centro-Sul terá onda de frio na terça-feira mas chuva só no fim de maio

Precipitação volumosa só deve chegar às regiões produtoras de milho segunda safra perto da virada do mês, segundo a Somar Meteorologia

A chuva continua concentrada, de 15 a 19 de maio, desde o nordeste da Bahia até o norte do Maranhão, onde é mais volumosa, podendo chegar a 100 milímetros em cinco dias. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a precipitação deve beneficiar lavouras de milho segunda safra do Matopiba, que foram plantadas tardiamente, como aconteceu em todo o Brasil. “É uma chuva muito bem-vinda”.

No Centro-Sul, no entanto, a chuva não chega tão cedo. De 20 a 24 de maio, as precipitações retornam entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná, mas sem grandes acumulados. E nas regiões Norte e Nordeste, a precipitação começa a perder força.

De 25 a 29 de maio, a chuva começa a se espalhar um pouco mais, ganhando força no Centro-Sul e atingindo boa parte da região Sul e pedaços de São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. “Antes do término de maio voltaremos a ter chuva no Sul e depois espalhando-se pelo Centro-oeste e Sudeste”, afirma.

Sem chuva, mas com frio

Uma nova onda de frio deve atingir a região Sul do Brasil na terça-feira da semana que vem. Segundo Oliveira, as temperaturas mínimas devem ficar entre 3 ºC e 6 ºC nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além da campanha gaúcha. Mas a geada não deve chegar a áreas produtoras de milho e café.