Tempo

Centro-Norte do país terá chuva até o fim de abril, aponta previsão

Segundo a meteorologia, até o dia 16 as precipitações seguem firmes. De 17 a 21, elas diminuem um pouco, mas depois tendem a retornar

A chuva volumosa retornou ao Centro-Oeste nesta segunda-feira, 5, com acumulados de até 75 milímetros. E a expectativa, com base na meteorologia, é de que continue chovendo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte nos próximos dias.

De 7 a 11 de abril, chove de maneira volumosa em Goiás e no cerrado de Minas Gerais. Algumas áreas podem, inclusive, registrar invernada – uma sequência de dias com chuva e tempo fechado, o que ajuda a repor a umidade do solo.

No fim de semana, também volta a chover no Rio Grande do Sul, com a passagem de uma frente fria. As precipitações devem atingir principalmente a fronteira oeste, campanha e zona sul do estado.

Já de 12 a 16 de abril, as chuvas se espalham pelo Centro-Norte, inclusive no Matopiba. Como lembra o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, isso é benéfico para a segunda safra de milho do Maranhão, mas é motivo de atenção para os produtores de algodão.

Por mais que a chuva tenda a enfraquecer de 17 a 21 deste mês, previsões mais estendidas apontam para retorno das precipitações na sequência, nos últimos dez dias de abril.