Tempo

‘Chuva acima da média deve chegar apenas na virada do ano’

De acordo com a meteorologista da Somar Desireé Brandt, até lá as chuvas devem ocorrer de forma irregular em vários pontos do Brasil; confira a previsão

As chuvas que ocorrem pelo Brasil nesta segunda metade de outubro ainda agem de forma irregular, o que preocupa muitos produtores rurais.  Segundo a meteorologista da Somar Desireé Brandt, nos próximos dias há previsão de chuva pontual em Mato Grosso, Goiás e até na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia,

“As áreas mais ao norte do Brasil agora ficam com o tempo mais firme a expectativa é de chuva agora para esses próximos dias.  Neste sábado, por exemplo, teremos chuva desde a costa do Espírito Santo e a Bahia, além da região central do Brasil. Porém, no centro do país e Triângulo Mineiro, eu diria que a chuva é mais questão de sorte”,  disse.

Na região Sul, há uma chuva prevista para este fim de semana apenas no extremo oeste do Rio Grande do Sul, mas também de forma passageira. “Temos chamado a atenção para o recuo das chuvas. Tivemos algumas pancadas, mas a expectativa é de tempo mais seco entre os dias 17 e 21 de outubro, com acumulados de mais de 50 milímetros entre o norte paulista e centro-sul de Minas Gerais, mas quando a caminha para o Triângulo Mineiro,  Goiás  e sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o volume já é bem mais baixo”, pontua.

Segundo ela, o volume previsto é de uma chuva ainda mal distribuída, com previsão de tempo seco nos próximos cinco dias na metade norte do Brasil e também na região Sul. “No Sul, de 22 a 26 de outubro a gente enxerga uma melhoria, mas podemos esperar mais para perto do dia 26. Na região Sudeste, teremos em torno de 30 milímetros a 50 milímetros novamente e, conforme caminhamos para o centro do Brasil, a expectativa ainda é de uma chuva irregular, se espalhando um pouquinho por Mato Grosso Norte e Goiás,  e até mesmo áreas do Matopiba, mas ainda com baixíssimos acumulados mais perto do fim do mês”, disse.

Chuva acima da média

Segundo a meteorologista, as chuvas acima da média devem voltar apenas na virada do ano, entre os meses de dezembro e janeiro. “Existe a probabilidade da chuva ficar acima da média em dezembro e janeiro. Nesses meses que a gente vai  sentir esse aumento na condição de chuva . Em novembro vai ter a volta da chuva para o Sudeste, principalmente, e Centro-Oeste e Matopiba, mas vai ser de forma gradual. É para dezembro e janeiro que vamos sentir esse aumento na condição de chuva desde a costa da região Sudeste até áreas do Centro-Oeste do Brasil”, concluiu.