Tempo

Quinta-feira terá tempestade, ventania e granizo em boa parte do Brasil; veja previsão

Chuvas bem volumosas são aguardadas em todas as regiões do país, inclusive no Centro-oeste, que passa pela colheita da soja

tempestade chuva
Tempestade devem ocorrer por todo o país. Foto: Pixabay

Sul

Os temporais continuam em mais áreas do Rio Grande do Sul e ainda em todo o estado do Paraná e de Santa Catarina. As chuvas ocorrem ao longo do dia nessas áreas, só que a maior intensidade ainda segue no período da tarde. 

Os maiores acumulados de chuva, que chegam facilmente aos 100mm, e até podem passar desses valores, estão previstos no centro leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, com riscos para alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e demais transtornos. E nessas áreas o sol nem aparece, devido à grande quantidade de nebulosidade presente. Salienta-se que também são esperados elevados volumes de chuva no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense e no sudoeste e oeste do Paraná. 

Mas, de maneira geral, as pancadas são fortes, com raios, rajadas de vento e queda de granizo em grande parte da região Sul, e não se descartam danos em todas essas áreas. As chuvas no leste da região estão relacionadas a umidade constante que vem do mar, associada a circulação de uma área de alta pressão atmosférica no Oceano Atlântico, mais uma área de baixa pressão atmosférica entre a costa do PR e de SP; além disso tem o corredor de umidade que vem da Amazônia, mais uma região de cavado nos médios e altos níveis da atmosfera.

Cavado é uma região alongada de uma relativa baixa pressão num plano horizontal, neste caso em 5 km e mais de 9km de altitude.  Na região de cavado as linhas de pressão não se fecham. E as linhas de pressão abertas apresentam uma ondulação na atmosfera.

Sudeste

Na quinta-feira, chove em forma de pancadas fortes à tarde na maior parte do estado de São Paulo (pegando desde a região de Presidente Prudente, Itapeva, Registros, Campinas, Região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba), no extremo sul do Sul Mineiro, e no extremo oeste do Rio de Janeiro. 

As chuvas vêm acompanhadas por rajadas de vento de mais de 50km/h, queda de granizo e muitos raios. Os acumulados podem ser elevados no litoral sul e em Registro, no estado de São Paulo, mas não se descartam alagamentos em pontos isolados das cidades paulistas, assim como nas regiões de MG e do RJ em que há previsão de chuva. 

E essas chuvas ocorrem por conta de uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo e mais a circulação dos ventos em altitude. Já em boa parte de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, no nordeste de São Paulo e no Espírito Santo o tempo é firme e faz calor. 

Centro-Oeste

Atenção à chuva volumosa sobre o oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste do Mato Grosso, com riscos para alagamentos e enxurradas. Nessas áreas os temporais ocorrem ao longo do dia, e são mais fortes à tarde. Aliás, em grande parte da região Centro-Oeste as chuvas ocorrem à tarde, na forma de temporais. Há riscos para raios, rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. 

Boa parte dessa chuva está associada à áreas de baixa pressão atmosférica (uma entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso, e outra entre Rondônia e o Mato Grosso), além do corredor de umidade que vem da Amazônia, e a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN), entre GO e o Nordeste. Na maior parte da região faz calor, com exceção ao noroeste do MT e no sul do MS, devido ao tempo fechado nessas localidades.

O tempo firme está previsto no leste de Goiás e no Distrito Federal.

Nordeste

O ar seco mantém o tempo firme em boa parte da Bahia, no sul do Piauí. Nestas áreas tem maior amplitude térmica, com friozinho pela manhã e tarde quente. E isso acontece por conta do centro de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que inibe a formação de nuvens de chuva. Já na borda do vórtice, há previsão de pancadas de chuva em boa parte da Região Nordeste, como todo o leste do Nordeste, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, boa parte do Piauí e no Maranhão. 

Atenção novamente aos volumes de chuva elevados no Maranhão e no norte do Piauí, com riscos para transtornos. Pois nessa região, além da atuação do VCAN, tem outro vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera. Os temporais mais fortes ocorrem à tarde, no MA, PI e no CE, com riscos de rajadas de vento, raios e eventuais queda de granizo. 

É importante lembrar que tem previsão de rajadas de vento acima dos 50km/h em toda a costa norte do Nordeste e na Bahia.

 

Norte

Os temporais seguem pela região Norte do País e as chuvas ocorrem ao longo do dia, sendo mais fortes no período da tarde. Atenção aos volumes de chuva elevados em Rondônia, no leste do Acre, no Amazonas, no oeste e norte do Pará e no Amapá. Há riscos para transtornos, como alagamentos e enxurradas.

Boa parte dessa chuva se deve ao calor, da alta umidade e mais uma área de baixa pressão atmosférica entre Rondônia e o Mato Grosso e no sul do Amazonas. E no Amapá e norte do Pará tem a influência da Zona de Convergência Intertropical. Já no Tocantins, que apesar de não apresentar acumulados tão altos, tem temporais mais fortes, e com riscos até de queda de granizo, e rajadas de vento, devido à borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Por outro lado, o tempo será firme apenas no sudeste de Tocantins.