Tempo

Chuva no Maranhão chega a 500 mm em 30 dias e trava colheita da soja

De acordo com a Somar Meteorologia, as pancadas continuam no estado nos próximos dias

A chuva demorou para começar no Matopiba, mas desde o início de fevereiro chegou e parece não parar. Em áreas do sul do Maranhão, o acumulado chega a 500 milímetros nos últimos 30 dias. Em Balsas, as chuvas já ultrapassaram a média em 50% agora em fevereiro – o volume já está em 270 milímetros, sendo que o normal é 178. Ainda estão previstos mais de 200 milímetros na região.

Na sexta-feira, 5, os temporais prosseguem no Maranhão, no norte do Piauí e no norte do do Ceará sob a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ressalta-se que no Rio Grande do Norte e no leste da Paraíba, os volumes de chuva também são elevados. Já na Bahia, uma massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo bastante firme, preocupando os sojicultores desse estado.

No sábado, 6, o tempo continua firme na Bahia, mas os temporais mais fortes seguem no Maranhão, no norte do Piauí, no norte do Ceará e pelo Rio Grande do Norte. Nessas áreas, além de chuva intensa, com raios e rajadas de vento, terão acumulados elevados, com riscos de alagamentos e aumento dos níveis dos rios.

No início da semana que vem as precipitações devem aumentar no sul da Bahia, assim como no Maranhão e no Piauí. Com riscos de alagamentos, devido ao excesso de volume de chuva previsto e comprometendo as atividades em campo.

A chuva também tem sido forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Em Naviraí, sul de Mato Grosso do Sul, o acumulado foi de 125 milímetros em 24 horas. Voltou a chover de 30 a 35 milímetros em lavouras de soja do Rio Grande do Sul, mas em breve essa quantidade diminui.