Tempo

Chuva só chega a áreas de milho em 30 de maio, alerta meteorologia

Lavouras do Sudeste, Centro-Oeste e Paraná podem ficar sem chuva relevante por quase 30 dias, de acordo com a previsão do tempo

Boa parte das áreas produtoras de milho segunda safra só devem receber chuva significativa no fim de maio, de acordo com a Somar Meteorologia. Em Cascavel (PR) e Dourados (MS), a precipitação chega no dia 29, mas deve ser pontual. Uberlândia (MG), Rio Verde (GO) e Cáceres (MT) só terão água no dia 30.

A meteorologista Desirée Brandt diz que pode até chover antes, mas com acumulados menores do que 10 milímetros, o que não é considerável uma chuva agrícola.

Acontece que, nos próximos dias, um bloqueio atmosférico deve se formar e impedir que a chuva avance pelo país, travando-a no Sul. Nesta sexta-feira, pode haver precipitação pontual na região Norte, no norte e leste da região Nordeste, em Goiás, Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e nordeste de Mato Grosso do Sul.

De 30 de abril a 4 de maio, a previsão é de chuva pouco volumosa. Goiás e Paraná podem até ter precipitações, mas muito localizadas e insuficientes para reverter o déficit hídrico. De 5 a 9 de maio, o tempo fica seco na porção central do Brasil, pegando Centro-Oeste e Sudeste. De 10 a 14 de maio, a distribuição de chuva praticamente não muda.