Tempo

Chuva não para na costa do Nordeste, e o pior: ondas de leste devem atuar por mais 60 dias

Fenômeno que representa áreas de instabilidade vindas do mar é o responsável pela chuva intensa que atinge a faixa leste da região há semanas

No último fim de semana, houve mais chuva na faixa leste do Nordeste. Alguns municípios de Alagoas e Pernambuco receberam entre 130 e 170 mm de chuva nas últimas 72 horas. Tudo isso em consequência do fenômeno das ondas de leste, que são áreas de instabilidade vindas do mar, provocando chuvas na costa da região. E a previsão é de muita água ainda pela frente.

Nos próximos dias, há previsão para, pelo menos, 70 mm nessas áreas, alerta a meteorologista da Climatempo Desirée Brandt. Em algumas delas, vai chover bem mais que isso, especialmente no litoral leste do Rio Grande do Norte e costa da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Na semana que vem, a quantidade de água deve diminuir. “Mas isso deve durar pouco, pois a expectativa é que as ondas de leste ainda vão atuar na faixa leste do Nordeste, pelo menos, nos próximos 60 dias”, diz a meteorologista.

Em Recife, por exemplo, há mais de 260 mm de chuva previstos para os próximos 30 dias. “É muita água para cair em uma região onde já choveu demais”, afirma Desirée Brandt.

Em julho, o volume de chuva não será tão elevado. Mas ainda haverá uma grande persistência na chuva, justamente numa área que já enfrentou problemas pelo excesso de água, com risco de deslizamentos de terra.