Tempo

Chuvas devem voltar ao RS, mas ainda com baixos acumulados; saiba quando

Meteorologia informa que grandes acumulados e déficit hídrico prejudicam colheita e avanço de safras em todo país; entenda

De acordo com a Somar Meteorologia, o excesso de chuva nas áreas no norte do Brasil indica que falta umidade em outras partes do Brasil. No Sul contabilizam-se cinco meses de irregularidades na distribuição das chuvas com um déficit hídrico em torno de 150 a 200 milímetros no período. 

O excesso de água tem prejudicado a colheita no Matopiba, diversas lavouras possuem trechos alagados e esses níveis vão continuar elevados nos próximos dias prejudicando a colheita nas áreas.

Nesta quinta-feira, 26, não há previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul, e mesmo quando a chuva retorna, ela tem um acumulado mensal que deveria acontecer nas próximas 24 horas para começar a reverter o problema de alguns produtores de soja que fizeram o plantio mais tarde, para muitos produtores as perdas já são irreversíveis. 

Segundo dados da Emater, são projetadas perdas de mais de 30% da soja, mas alguns produtores rurais já estimam mais de 40% de perda nas lavouras de soja.

A chuva só retorna para a região no início de abril e favorece apenas os produtores das lavouras de inverno. E não é só o Rio Grande do Sul que é prejudicado com essas irregularidades, o Paraná também sofre com a falta de chuvas que prejudicam o milho 2ª safra, de acordo com a meteorologista Pryscilla Paiva, março termina com chuvas abaixo no média no Sul do Brasil.

Em Uruguaiana (RS), a situação é preocupante, são previstos apenas 19 milímetros para os próximos 30 dias na região com apenas 6 dias de chuva.

Chuva prevista

  • 26 a 30 março

Previsto tempo firme pro Rio Grande do Sul, no Paraná há um alívio, com chuva de 15mm para os 5 dias, mas ainda não é o suficiente para melhorar o quadro da região.

  • 31 março a 04 abril

A virada do mês é mais positiva principalmente para os produtores do milho 2ª safra do Paraná, e no Rio Grande do Sul os níveis variam de 5 a 15 milímetros em algumas regiões.

  • 05 março – 09 abril 

Para o oeste do Paraná a previsão de uma chuva mais significativa em torno de 30mm  e os níveis ficam em torno de 15 milímetros nas outras áreas da região.